Muita dança, música e animação, somado a criatividade, inovação e irreverência marcaram as apresentações do Festival Municipal de Quadrilha Caipira realizado pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul, através da Secretaria de Cultura. O evento atraiu milhares de pessoas para a Praça do Centro Cultural na noite deste domingo (30). A grande campeã foi a quadrilha ‘Girassol’, do bairro da Várzea.
As apresentações foram realizadas pelas quadrilhas Explode Coração (Telégrafo), Dançando na Roça (Copacabana), Craveiro na Roça (Remanso) e Girassol (Várzea). Os cinco jurados tiveram uma árdua missão em avaliar cada grupo e escolher a melhor quadrilha, o melhor marcador, melhor destaque e melhor casal de noivos.
Entre os quesitos, foram avaliados em cada uma a entrada na quadra de dança, animação, repertório musical, evoluções e coreografia, alinhamento, vestuário, marcador, casamento, saída da quadra de dança e o desenvolvimento do tema.
O melhor destaque foi escolhido a ‘Menina da Vassoura’, do grupo ‘Dançando na Roça’. O Melhor Casal de Noivos, Melhor marcador e Melhor Quadrilha ficaram para a ‘Girassol’, do bairro da Várzea. De acordo com o coordenador e marcador, Leandro Cândido, o prêmio foi uma conquista de todo grupo que se esforçou e alcançou o objetivo. Ele enfatiza a importância do município realizar eventos na área da cultura.
“Quero agradecer a prefeitura de Cruzeiro do Sul por está fazendo esse resgate no nosso município. Fizemos esse belo espetáculo para abrilhantar esse evento, que traz a juventude de Cruzeiro do Sul de volta para cultura”, destacou.
Todas as quadrilhas foram premiadas com troféu e valor em dinheiro. Para a secretária municipal de cultura, Dayana Maia, o festival tem o objetivo de fortalecer a cultura local, e incentivar os artistas da cidade.
“Foi um sucesso, a população participou e comprovou a importância de revitalizar esse momento cultural, essa programação apreciada por todos. Quero registrar meu agradecimento as quatro quadrilhas que participaram, se dedicaram muito e fizeram uma belíssima festa”, enfatizou a secretária.
Durante a noite foram vendidas comidas típicas, além de exposição e venda de artesanatos, através de uma parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Departamento Municipal de Pequenos Negócios.
Para o prefeito Ilderlei Cordeiro, é necessário investir em eventos culturais, inserindo desta forma os jovens do município nas atividades.
“Fico muito feliz e ver uma festa como essa voltando a ser realizada na nossa cidade. Não vou medir esforços para investir na cultura do nosso município. O Festival deste ano traz uma mensagem muito importante, a de valorizar a cultura popular local. Os grupos inscritos são todos da própria cidade, dessa forma estamos valorizando os artistas daqui, fortalecendo cada vez mais a cultura de Cruzeiro do Sul. Agradeço e parabenizo o empenho de toda equipe da secretaria, e a todas as quadrilhas envolvidas que proporcionaram essa bela festa”, finalizou.
Assessoria de Comunicação
