25 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Acre poderá ser zona livre de febre aftosa em 2018

Por

- Publicidade -

Esta confirmada para o dia 27 de setembro, às 8h a reunião de trabalho com apresentação do Plano Estratégico 2017/2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa, pelo diretor da Divisão de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Henrique de Figueiredo Marques.

O evento, que foi confirmado pelo secretário de Agricultura,  com a presença dos secretários de Agricultura do Acre, Mato Grosso e Amazonas. Tendo em vista a grandeza, a qualidade e sanidade dos rebanhos bovinos do Acre e de Rondônia, o Ministério da Agricultura estuda a possibilidade de antecipar a liberação para que estes Estados tornem-se zona livre de febre aftosa sem vacinação de 2018, e, não em 2019 como está previsto.

Carne Fraca

Na prática nem o governo do Estado e nem o Governo Federal, conseguiram calcular com exatidão os prejuízos provocados aos pecuaristas pela operação carne fraca. Quando estourou escândalo da carne fraca, os técnicos da União Europeia haviam concluído estudos e preparavam a certificação para aquisição da carne bovina para o bloco Europeu e Estados Unidos.

As negociações foram suspensas e o Ministério da Agricultura começou a refazer todo o longo caminho para que a carne brasileira e rondoniense possa ser comercializada com estes dois mercados importantes e exigentes.

A iniciativa de tornar Acre e Rondônia, Zona Livre da Febre Aftosa sem vacinação é interessante, desde que os estados de Mato Grosso, Amazonas e as fronteiras com os países vizinhos estejam completamente blindadas. A participação dos pecuaristas é importante neste processo, uma vez que caberá a eles controlar e contribuir observando o trânsito de bovinos com as devidas Guias de Trânsito de Animais (GTAs).

- Publicidade -
Copiar