Rio Branco, Acre, 28 de julho de 2021

Acre poderá ser zona livre de febre aftosa em 2018

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Esta confirmada para o dia 27 de setembro, às 8h a reunião de trabalho com apresentação do Plano Estratégico 2017/2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa, pelo diretor da Divisão de Saúde Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Guilherme Henrique de Figueiredo Marques.

O evento, que foi confirmado pelo secretário de Agricultura,  com a presença dos secretários de Agricultura do Acre, Mato Grosso e Amazonas. Tendo em vista a grandeza, a qualidade e sanidade dos rebanhos bovinos do Acre e de Rondônia, o Ministério da Agricultura estuda a possibilidade de antecipar a liberação para que estes Estados tornem-se zona livre de febre aftosa sem vacinação de 2018, e, não em 2019 como está previsto.

Carne Fraca

Na prática nem o governo do Estado e nem o Governo Federal, conseguiram calcular com exatidão os prejuízos provocados aos pecuaristas pela operação carne fraca. Quando estourou escândalo da carne fraca, os técnicos da União Europeia haviam concluído estudos e preparavam a certificação para aquisição da carne bovina para o bloco Europeu e Estados Unidos.

As negociações foram suspensas e o Ministério da Agricultura começou a refazer todo o longo caminho para que a carne brasileira e rondoniense possa ser comercializada com estes dois mercados importantes e exigentes.

A iniciativa de tornar Acre e Rondônia, Zona Livre da Febre Aftosa sem vacinação é interessante, desde que os estados de Mato Grosso, Amazonas e as fronteiras com os países vizinhos estejam completamente blindadas. A participação dos pecuaristas é importante neste processo, uma vez que caberá a eles controlar e contribuir observando o trânsito de bovinos com as devidas Guias de Trânsito de Animais (GTAs).

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!