24.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Aumenta número de focos de calor no Acre

Por

- Publicidade -

Dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente informam que de agosto para setembro houve aumento no número de focos de calor em aproximadamente 355% no Acre. De 1º a 15 de agosto, a Sema registrou 371 focos. E de 1º a 15 de setembro o número subiu para 1.317 focos de calor. Em declaração feita para a Agência de Notícias do Acre, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Edergard de Deus, avalia que, mesmo com o aumento, o trabalho pode ser entendido como positivo.

“Nosso resultado é expressivo para o período climático mais crítico do ano, a última semana de agosto e a primeira quinzena de setembro. Enquanto foram registrados 32 mil focos de calor na Amazônia somente este mês, no Acre foram mil, compara o gestor arredondando o número de focos de calor para baixo.

Desde o início da Operação 7 de setembro, o Instituto de Meio Ambiente do Acre aplicou 35 autos de infração em propriedades rurais. Somadas, essas notificações resultam em mais de R$ 720 mil em multas.

A data para término dessas ações de combate às queimadas seria 15 de setembro, mas os órgãos ambientais avaliaram que seria melhor estender as atividades por mais um mês. Agora, o Ibama e o Imac vão utilizar aeronaves para acompanhar áreas de difícil acesso no Acre.

- Publicidade -
Copiar