Ícone do site O Juruá Em Tempo

Bombeiros acreanos participam do CIBE Brasil 2017

Sete bombeiros acreanos representaram o estado no maior evento de segurança e emergências da América Latina, realizado entre os dias 13 e 15 de setembro, no Centro de Convenções da  Pontificia Universidade Católica (PUC),em Goiânia.

O Congresso  Internacional de Bombeiros e Emergências (CIBE) edição 2017 reuniu, além de bombeiros, policiais, profissionais da saúde, engenharia, segurança do trabalho, brigadistas, universitários, profissionais e prestadores de serviços no ramo de atendimento a emergências, entre outros.

O CIBE proporcionou aos participantes a troca de experiências entre profissionais de todo o Brasil e vários países da América Latina como Colômbia, Argentina, Chile, Uruguai, Equador, Paraguai, Guatemala, entre outros, e com direito a duras competições onde só os melhores chegaram até o final. Ao todo, mais de 400 profissionais participaram das provas que desafiaram acima de tudo, os limites individuais de cada um.

Um dos desafios foi a Copa OBA, que contou com duas etapas, uma nacional e posteriormente internacional que premiou as melhores equipes de bombeiros do mundo. As equipes acreanas não decepcionaram. Com uma delegação de 14 pessoas e 7 competidores dos quais, 5 homens e 2 mulheres, trouxeram resultado positivo deixando para trás grandes equipes mundiais.

Orgulhoso pelo desempenho da equipe acreana, o comandante do CBMAC, Coronel Roney Cunha, que participou ainda de um encontro de comandantes gerais do Brasil – paralelo ao evento, destacou a grande programação realizada que trouxe mais conhecimento para atuar nas mais diversas circunstâncias.

“Todos os países da América Latina estavam participando. Tivemos o encontro de comandantes gerais das polícias e Corpo de Bombeiros, além de um seminário internacional com várias palestras, e ainda competições técnico-operacionais. Participar dessas competições que mostram a proficiência e qualidade dos nossos bombeiros só enriquece a carreira de cada um deles e nos fortalece enquanto corporação”, afirmou.

Desafio internacional de resgate em altura

Um dos maiores obstáculos foi o Desafio Internacional de Resgate em Altura, uma prova em grupo onde a técnica foi fator primordial para um bom desempenho. Foram avaliadas técnicas como nós, amarrações, e principalmente o tempo de resgate. Nesta prova, o Acre ficou na segunda posição com a equipe formada pelo Sargento Rogério, Tenente Daniel e Soldado Ayslan, que ficaram à frente de uma equipe carioca, perdendo apenas para a equipe local, de Goiás.

O Sargento Sérgio Rogério, 31, destacou a experiência ímpar, onde os competidores acreanos puderam se qualificar ainda mais tendo grandes resultados nas principais competições que tiveram participantes de diversos lugares do Brasil e do mundo.

“Pra gente é de grande valia, pois nos mostra o quanto a nossa corporação está preocupada em profissionalizar cada vez mais a sua tropa e o quanto o comandante geral incentiva os combatentes pra fazermos cursos de especialização. Isso [resultado na competição] é apenas o reflexo desse incentivo. Foram 3 fases nessa competição e foi muito importante, porque a gente chegou como azarão na competição por ser um estado pequeno, mas graças a o apoio que rebemos do nosso comandante e do governador Tião Viana, conseguimos nos preparar e ter esse resultado positivo. Pra gente, esse segundo lugar é como se fosse o primeiro” destacou.

Copa OBA

Outra competiçao desafiadora que provou os limites dos participantes foi a Copa OBA, que contou com uma sequência de quatro fases, contendo obstáculos com variados níveis de dificuldade, avaliando o menor tempo dos competidores.

Apesar da baixa umidade do ar que exigiu mais dos competidores, o soldado Michael Villison, 28, que costuma participar de provas locais como a conhecida Bombeiro Durão, promovida pelo CBMAC, diz que foi maravilhoso estar no meios dos melhores atletas bombeiros do Brasil e das Américas. Ele foi o 3º colocado na etapa nacional, derrotando inúmeros participantes.

“Quero deixar registrado o meu agradecimento ao comando do Corpo de Bombeiros pela confiança e por acreditar na nossa capacidade de representar a nossa instituição e o nosso estado. É sempre bom poder levar o nome do Acre para todo o Brasil e mundo, e mostrar que os bombeiros do Acre estão capacitados e habilitados a fazer resgates  e salvamentos sem deixar a desejar em relação a nenhum outro lugar”, disse Villison.

A prova também contou com a participação de mulheres, como a soldado Michelle, que figurou em 4º na categoria feminina nacional. Com os resultados, ambos garantiram vaga pra participar do revezamento misto da prova Bombeiro de Aço fase internacional, em que participam dois homens e duas mulheres, ficando em 1º lugar, ganhando de uma equipe argentina. Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Sair da versão mobile