27 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Segunda maior cidade do Acre, Cruzeiro do Sul completa 113 anos de história

Por

- Publicidade -

Com mais de 80 mil habitantes, é difícil saber o que mais chama atenção na segunda maior cidade do Acre. As belas curvas formadas pelas ladeiras de Cruzeiro do Sul, o tradicional biscoito de goma, a imponente Catedral com arquitetura alemã no Centro da cidade ou as límpidas águas negras do Igarapé Preto. Na ponta do Brasil, Cruzeiro do Sul comemora, nesta quinta-feira (28) (28), 113 anos de fundação.

Em  28 de setembro de 1904, Cruzeiro do Sul foi fundada pelo militar Gregório Thaumaturgo de Azevedo, conhecido por Marechal Thaumaturgo, com desfile cívico, discursos de seringalistas e outras personalidades. Em um dos trechos do hino da cidade, é possível ouvir parte dessa história.

“Para o seio da mata orvalhada, as aragens correndo lá vão. E no cimo da Selva ondulada, Thaumaturgo Azevedo dirão”, diz o trecho que faz alusão ao fundador.

O historiador Antônio Francinei Rocha conta que o militar possuía autorização para comprar terras e fundar uma cidade. Thaumaturgo teria comprado a área de Antônio Marques de Menezes. Rocha diz ainda que há relatos de que o militar nunca pagou o preço cobrado pelas terras.

“Então, dia 28 de setembro foi a data escolhida. A cidade nasceu com uma parada militar, com discurso do juiz, desfile de seringalista e fez nascer uma cidade de ata de fundação”, conta o historiador.

Banhistas aproveitaram feriado no Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul (AC) (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

O local, segundo Rocha, era área de um seringal. A partir da fundação, Thaumaturgo de Azevedo passou então a pensar na planta da cidade, que inicialmente foi feita para um solo plano.

“O Thaumaturgo fez a planta da cidade a partir da primeira casa, a mais importante, que era o barracão do Pernambuco, na casa dos Ruelas. As ruas foram criadas a partir dali, onde depois fizeram a praça Visconde do Rio Branco.

Mesmo feita pelo fundador da cidade, a planta traçada pelo militar só saiu do papel na década de 70. O historiador conta que na mesma época, o 7º Batalhão de Engenharia de Construção chegava na cidade. Os militares também foram os responsáveis pela abertura das primeiras ruas da cidade.

Catedral Nossa Senhora da Glória foi inaugurada em 1965 (Foto: Adelcimar Carvalho/G1)

Outro marco na história de Cruzeiro do Sul, foi a chegada dos padres alemães, que deram contribuição importante para a arquitetura e a educação na cidade. O município se desenvolveu pela influência direta de missionários alemães da Igreja Católica. Os religiosos chegaram a partir de 1935 e superaram o isolamento da região do Alto Juruá para construir dezenas de prédios com arquitetura alemã que integram a estrutura da igreja.

Especificidades de Cruzeiro do Sul
E foi assim que surgiu a segunda maior cidade do Acre, que faz fronteira com o Peru e chama atenção do turismo com o Rio Croa, que tem ares paradisíacos e é atração para turistas e os próprios moradores da cidade durante os fins de semana.

Assim como a Serra do Divisor, conhecida por suas cachoeiras e aspecto montanhoso, quem visita a cidade também se encanta com as peculiaridades, como o biscoito de goma, beléu, picolé de buriti e a tradicional farinha da cidade.

E nos 112 anos da cidade, é impossível não falar do amor e patriotismo dos cruzeirenses que podem ser comprovados pelos versos do artista regional Alberan Moraes. “Pelos rios e florestas. Pelos montes e esquinas. Cruzeiro do Sul menina, é um pedaço de mim. Quero ver estrelas guardadas pelo azul no céu de Cruzeiro do Sul”, poetiza o cantor.

- Publicidade -
Copiar