Rio Branco, Acre, 30 de julho de 2021

Estudante vai representar o Acre no Programa Parlamento Juvenil em Brasília

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um projeto realizado anualmente e tem o objetivo de possibilitar aos alunos de ensino médio das escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em que os estudantes tomam posse e atuam como deputados jovens.

A estudante acreana Arielle Farias, do 3° ano do Colégio Meta, de Rio Branco, foi selecionada pela Câmara Federal dos Deputados para participar, entre os dias 25 e 29 de setembro, em Brasília, de diversas atividades relacionadas à rotina parlamentar. A jovem se juntará a outros 77 estudantes de todo o Brasil que irão participar do projeto.

Arielle competiu com outros três jovens para participar do projeto. Todos eles tiveram que elaborar um projeto com propostas que oferecem mudanças para melhorar a realidade social e inscrevê-lo na Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), órgão responsável pela avaliação dos trabalhos dos estudantes, por meio dos critérios de originalidade, clareza e justificativa exigidos pela banca avaliadora.

“Incentivada pela direção da escola e por meus professores em participar do PJB, eu me animei e comecei a pensar temas. Pedi ideias, e em conversa com o meu professor de Sociologia, Ney Araújo, ele sugeriu para eu criar algo relacionado à medicina. Porém, eu queria fazer um projeto voltado à garantia da defesa e direitos das mulheres. Logo, desenvolvi o projeto por meio da capacitação humanizada para especialistas em obstetrícia a fim de combater a violência durante o parto e pós-parto de mulheres”, relata a estudante.

A jovem conta que fez um levantamento de dados sobre o problema abordado para justificar a relevância da ideia. “Foi realizada uma triagem com mulheres que já passaram pela situação. Estudos feitos por meio de pesquisas e artigos científicos sobre o tema foram essenciais na elaboração do projeto. Graças a Deus, meu trabalho foi escolhido e com muito orgulho representarei meu estado neste lindo projeto na Câmara Federal”, ressalta.

Parlamento Jovem Brasileiro

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado pela Câmara dos Deputados e dirigido a todos os estudantes do ensino médio de todo o Brasil. Os alunos selecionados são empossados como deputados jovens e participam ativamente de uma simulação de todo o processo legislativo, elaborando projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!