23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

II Festival da Farinha é realizado em Cruzeiro do Sul

Por

- Publicidade -

Uma noite marcada pelo resgate cultural, em uma festa que não acontecia há mais de 20 anos em Cruzeiro do Sul. Na noite de quarta-feira (27), o prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do vice Zequinha Lima, realizou a abertura oficial do Festival da Farinha. Estiveram presentes no evento inúmeras autoridades, como vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, além da população em geral que compareceu para prestigiar a festa. O festival que acontece de 27 a 30 de setembro é uma realização da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, contando com a parceria da Sudam e Sebrae.

Cruzeiro do Sul é conhecida por ser a maior e melhor produtora de farinha de mandioca. Todo processo de produção está sendo exposto para que a população possa conhecer em uma casa de farinha montada no centro da cidade, sendo uma das principais atrações do festival. A população pode contar ainda com todos os produtos derivados da mandioca que estão sendo comercializados no lugar, além da realização de shows culturais e diversas outras atividades.

Para o produtor Antonio de Souza, do Ramal da Mariana, esta é uma oportunidade para ajudar no desenvolvimento econômico da comunidade.
“Aqui nós estamos apresentando para a população a forma como fazemos a farinha, esse é um trabalho árduo que infelizmente muitas pessoas moram aqui mas não sabem como é produzida, e aqui elas estão tendo a oportunidade de conhecer e valorizar o trabalho do agricultor. A prefeitura está de parabéns, pois aqui estamos também vendendo nossos produtos”, relatou.

Durante a parte do dia os produtores participam de cursos e workshops, sobre a mandiocultura, oferecidos em parceria com o Sebrae, e a noite eles expões na feira a degustação do que realizam durante o dia. De acordo com o gerente adjunto do agronegócio do Sebrae, Francinei Santos, o evento movimenta significativamente a economia da cidade, uma vez que participam mais de 30 produtores rurais, além de mais de 50 micro empreendedores individuais, pequenos empresários, vendedores informais e da área da gastronomia.

“Uma satisfação muito grande para o Sebrae em fortalecer a economia do Vale do Juruá, o desenvolvimento do Empreendedorismo e contribuir para uma festa linda como essa, é um marco, e o Sebrae não poderia ficar de fora apoiando o desenvolvimento da economia local”, destacou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro falou da satisfação em resgatar essa festa cultural que remete ao principal produto da região.

“Para nós é uma alegria muito grande estar aqui e dá esse pontapé inicial na minha gestão na parte cultural, resgatando uma marca que é conhecida no Brasil e no mundo, pois onde nossos irmãos cruzeirenses vão levam sua farinha e compartilham com alguém. Daqui vão sair muitos movimentos de negócio, o desenvolvimento da região, vai movimentar o turismo, restaurantes e hotéis. Então só temos a agradecer a toda população da nossa cidade que está prestigiando e a todos os irmãos que vieram de outros municípios e estados para participar desse momento tão importante que é o resgate do festival da farinha”, finalizou o prefeito.

- Publicidade -
Copiar