Rio Branco, Acre, 28 de julho de 2021

II Festival da Farinha é realizado em Cruzeiro do Sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Uma noite marcada pelo resgate cultural, em uma festa que não acontecia há mais de 20 anos em Cruzeiro do Sul. Na noite de quarta-feira (27), o prefeito Ilderlei Cordeiro, acompanhado do vice Zequinha Lima, realizou a abertura oficial do Festival da Farinha. Estiveram presentes no evento inúmeras autoridades, como vereadores, deputados estaduais, federais, senadores, além da população em geral que compareceu para prestigiar a festa. O festival que acontece de 27 a 30 de setembro é uma realização da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, contando com a parceria da Sudam e Sebrae.

Cruzeiro do Sul é conhecida por ser a maior e melhor produtora de farinha de mandioca. Todo processo de produção está sendo exposto para que a população possa conhecer em uma casa de farinha montada no centro da cidade, sendo uma das principais atrações do festival. A população pode contar ainda com todos os produtos derivados da mandioca que estão sendo comercializados no lugar, além da realização de shows culturais e diversas outras atividades.

Para o produtor Antonio de Souza, do Ramal da Mariana, esta é uma oportunidade para ajudar no desenvolvimento econômico da comunidade.
“Aqui nós estamos apresentando para a população a forma como fazemos a farinha, esse é um trabalho árduo que infelizmente muitas pessoas moram aqui mas não sabem como é produzida, e aqui elas estão tendo a oportunidade de conhecer e valorizar o trabalho do agricultor. A prefeitura está de parabéns, pois aqui estamos também vendendo nossos produtos”, relatou.

Durante a parte do dia os produtores participam de cursos e workshops, sobre a mandiocultura, oferecidos em parceria com o Sebrae, e a noite eles expões na feira a degustação do que realizam durante o dia. De acordo com o gerente adjunto do agronegócio do Sebrae, Francinei Santos, o evento movimenta significativamente a economia da cidade, uma vez que participam mais de 30 produtores rurais, além de mais de 50 micro empreendedores individuais, pequenos empresários, vendedores informais e da área da gastronomia.

“Uma satisfação muito grande para o Sebrae em fortalecer a economia do Vale do Juruá, o desenvolvimento do Empreendedorismo e contribuir para uma festa linda como essa, é um marco, e o Sebrae não poderia ficar de fora apoiando o desenvolvimento da economia local”, destacou.

O prefeito Ilderlei Cordeiro falou da satisfação em resgatar essa festa cultural que remete ao principal produto da região.

“Para nós é uma alegria muito grande estar aqui e dá esse pontapé inicial na minha gestão na parte cultural, resgatando uma marca que é conhecida no Brasil e no mundo, pois onde nossos irmãos cruzeirenses vão levam sua farinha e compartilham com alguém. Daqui vão sair muitos movimentos de negócio, o desenvolvimento da região, vai movimentar o turismo, restaurantes e hotéis. Então só temos a agradecer a toda população da nossa cidade que está prestigiando e a todos os irmãos que vieram de outros municípios e estados para participar desse momento tão importante que é o resgate do festival da farinha”, finalizou o prefeito.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!