22.9 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

“O Juruá é uma parte apaixonante do Acre”, afirma Tião Viana durante ExpoJuruá

Por

- Publicidade -

“O Juruá é uma parte apaixonante do Acre. O estado todo tem que vir aqui conhecer. É a terra das águas, de uma natureza bonita e unida com seu povo”, afirmou o governador Tião Viana, em visita à 13ª edição da ExpoJuruá, ontem, 1. A feira de exposição movimentou em 2016 cerca de R$ 13 milhões. Para esse ano, a expectativa é que se mantenha a média.

Ele percorreu e visitou cada espaço empresarial e de apresentação do conhecimento, em Cruzeiro do Sul. Em cada parada, os expositores falavam com orgulho de seus trabalhos, que contribuem para uma economia forte e criativa na região.

“A Expoacre Juruá tem mais um ano de sucesso. É um espaço de toda a inovação desse local, de todos os trabalhadores, marceneiros, carpinteiros, de quem trabalha com gastronomia”, disse Tião Viana, celebrando a criatividade da produção rural e industrial exposta.

O evento começou no último dia 31 e segue até o domingo, 3. É organizado pelo governo do Estado e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e é realizado na Avenida Mâncio Lima, contando com cerca de 400 expositores.

Em uma de suas paradas, o governador conheceu uma empresa de materiais de construção que começou suas operações há três meses na cidade. “Nossas matérias-primas são 70% provenientes daqui da região mesmo, principalmente areia e seixo. O diferencial do produto é a intensidade de colar”, explicou o empresário Robson de Souza, da Grafifert.

Diversos setores do governo do Estado também estão expondo o trabalho realizado em toda a região. Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), entre outros.

Há um destaque para uma grande exposição dos trabalhos de saneamento ambiental integrado que o governo realiza nos municípios de difícil acesso, como Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa do Purus e Jordão. O espaço com fotos e vídeos das obras é organizado pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

Outro ponto que salta os olhos de quem passa, é o setor moveleiro e de produção de bajolas (pequenas embarcações). Falando sobre a velocidade que as embarcações feitas de modo inovador, das palhetas do motor únicas, além da arte da marchetaria e móveis, Tião Viana sintetizou o que pensa: “As pessoas são geniais aqui no Juruá, tenho muito orgulho de cada uma delas”.

- Publicidade -
Copiar