23.8 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Prefeitura inicia Campanha de Vacinação Antirrábica

Por

- Publicidade -
Visando prevenir a transmissão do vírus da raiva, transmitido por cães e gatos, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a equipe da Coordenação de Zoonoses, iniciou nesta quarta-feira (13) a campanha de vacinação antirrábica canina e felina em todo município.
Segundo o médico veterinário do centro de zoonoses, George de Andrade, a meta é vacinar mil animais por dia já que a estimativa da população de cães e gatos a ser vacinado é de aproximadamente 14.500.
“A campanha será realizada entre 13 e 27 de Setembro na zona urbana e de 02 a 10 de Outubro na zona rural do município, serão formadas dez equipes, cada uma composta por duas pessoas, que irá de casa em casa aplicando a vacina nos animais”, disse o veterinário.
A coordenadora do centro de zoonoses do município, Elmaria Rabelo, pede o apoio da população para que não deixem de vacinar seus animais, para a campanha poder atingir o máximo de animais possível contra o vírus.
“O objetivo da campanha é reforçar a imunização contra a doença, especialmente pelas consequências que elas podem trazer para o ser humano”, destacou a coordenadora.
O prefeito Ilderlei Cordeiro ressalta a importância da vacinação.
“Esse é um compromisso da nossa gestão, estamos buscando facilitar a vida dos donos de cães e gatos, indo de casa em casa para vacinar. É uma forma de garantir que esses animais sejam vacinados, o que significa saúde para todos, esses é nosso objetivo diminuir o sofrimento dos animais e zelar ao mesmo tempo pela saúde da nossa população”, destacou o prefeito.
A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como encefalite progressiva, aguda e letal. A transmissão ocorre pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e, raramente, pela arranhadura e lambedura na mucosa. O vírus penetra no organismo, multiplica-se na região lesada e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, atinge o sistema nervoso central e depois outros órgãos do corpo humano.
- Publicidade -
Copiar