23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

Secretaria de Assistência Social realiza evento do Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência no Guajará

Por

- Publicidade -

 

Foi celebrado nesta quinta-feira, 21, na quadra da Escola estadual José Elno, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Criada em 1982, a data representa o surgimento das reivindicações pelo exercício da cidadania e igualdade de direitos, sendo oficializada pela Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

Na semana do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Assistência Social com apoio da coordenação do BPC e da Prefeitura Municipal do Guajará, promoveu um lindo evento com atividades voltadas aos deficientes.

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência busca, acima de tudo, a igualdade social das pessoas deficientes entre a sociedade. Para Secretária de Assistência Social, Maria Ligiane, ainda há legislações e modos de pensamento da sociedade para mudar, apesar de existirem leis que favorecem os portadores de deficiência no Brasil. “Tem que continuar havendo uma mudança de atitude da população e do poder público, uma maior prática das leis que estão vigentes e uma estrutura melhor adaptada à vida dessas pessoas. Esse é um momento muito especial, quero agradecer todas as pessoas que estiveram empenhadas é que nos ajudaram para realização desse evento que tem como objetivo conscientizar a nossa população”, disse Ligiane.

Durante a solenidade, foram entregues presentes, além de apresentações de danças, brincadeiras e palestras, todos com objetivo de conscientização voltada para o tema.

Para a Assistente Social, Marbia Costa, esse é um momento muito especial, pois queremos mostra a importância da inclusão dos deficientes físicos. “Queremos sensibilizar a sociedade e mostrar que os deficientes, apesar de suas limitações, não se tornam incapazes,” disse Marbia.

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), sancionada em 2015, assegura direitos a liberdades individuais para pessoas com deficiência e é base para alguns projetos.

Para Coordenadora do BPC, Roselma Almeida, o objetivo é melhorar a funcionalidade dos portadores de deficiência junto a suas famílias e cuidadores, para que assim, tenham uma boa vida dentro e fora de casa. Ela enfatiza que o essencial é mudar o ambiente em que a pessoa vive e preparar bem os que cuidam dos deficientes, com orientações adequadas sobre alimentação e como se comportar em situações de emergência.

Após as falas e apresentações foi oferecido um café da manhã para todos os presentes no evento.

 

 

- Publicidade -
Copiar