Rio Branco, Acre, 30 de julho de 2021

Acre realiza Conferência Estadual de Assistência Social

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Com tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas)”, ocorre nesta terça, 2, e quarta-feira, 3, no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco, a X Conferência Estadual de Assistência Social.

A vice-governadora Nazareth Araújo participou da abertura do evento, realizado pelo Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas) e pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Assistência Social (Seds).

A conferência tem por objetivo reafirmar o papel da política social como garantidora de direitos e da necessidade de dar visibilidade a essa contribuição para a sociedade brasileira.

“As conferências são momentos para se discutir com as pessoas que fazem a assistência social no estado, aquilo que estamos vivenciando e como podemos ampliar a nossa atuação, em conjunto, para fazer as garantias ao Suas. É um dever do estado, em todas as suas esferas, defender as políticas sociais dos que menos tem e que mais precisam”, disse a vice-governadora.

A conferência estadual é uma preparação para a Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada de 5 a 8 de dezembro em Brasília. Serão eleitos delegados que levarão as propostas dos estados para serem discutidas e implementadas.

Gabriel Maia, gestor da Seds, destacou que esse é momento voltado para esse tema no estado. “Estamos aqui para fazer um debate da assistência social e levar para a conferencia nacional nosso posicionamento de como deve ser e como está a assistência social no Brasil”, comentou.

O gestor aproveitou para informar que, ao contrário do que vem ocorrendo no país, com cortes de verbas para a área social, no Acre investimentos estão sendo feitos para levar a assistência social a quem efetivamente mais precisa.

“Nesta quarta-feira, 4, serão entregues 23 conjuntos náuticos e 23 motos aos municípios do Acre para atender as comunidades carentes que residem em áreas de difícil acesso”, informou o gestor.

A prefeita em exercício, Socorro Neri, frisou que as conferências são espaços democráticos onde todos os representantes poderão debater, avaliar e deliberar novas propostas que nortearão a política de assistência social no país.

Para a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Claudia De Paoli, o processo conferencial iniciou em abril em encontros regionais com os conselhos para prepará-los para as conferências municipais. “Em junho iniciou o processo conferencial onde ocorreram as 22 conferências municipais. Cerca de 2.442 pessoas participaram e deram sua contribuição nesse processo tão importante”, observou. Com informações da Agência de Notícias do Acre.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!