Rio Branco, Acre, 30 de julho de 2021

Acre registra quase 500 focos de calor nos primeiros cinco dias de outubro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram que o Acre registrou 472 focos de calor apenas nos primeiros cinco dias deste mês de outubro. O levantamento utiliza as referências do satélite Aqua MT, que monitora toda a Amazônia Legal.

Nos dados consolidados desde ano, foram 149.960 registros nos oito estados da região. O Pará lidera o ranking negativo, com 43.703 ocorrências. Na sequência aparecem Mato Grosso, com 37.264, e Tocantins, com 19.084 focos de calor.

“O clima está se comportando de maneira diferente, com poucas chuvas, baixa umidade relativa do ar, altas temperaturas e ventos mais fortes. Os indicativos que temos apontam que em setembro choveu 20% a menos. O momento é completamente atípico e isso reflete na realidade dos municípios de todo o estado”, disse o secretário de Meio Ambiente do Acre, Edegard de Deus.

O Acre permanece na sétima posição entre os nove estados. Até agora foram 5.908 focos de calor de 1° de janeiro a 5 de outubro de 2017. É nos projetos de assentamento e áreas particulares que os órgãos de fiscalização e controle de queimadas têm atendido o maior número de ocorrências.

Feijó, Sena Madureira e Tarauacá ocupam os primeiros lugares entre os municípios com mais queimadas e incêndios, no acumulado anual. No décimo mês do ano, Xapuri, Sena Madureira e Epitaciolândia foram os que mais queimaram.

“As ações de combate continuam, mesmo que estejamos em situação mais favorável. O Estado colocou uma grande estrutura de prontidão para o combate, e estamos atacando os pontos mais críticos, segundo nossa análise. O trabalho de repressão segue em todas as regionais”, afirmou Paulo Viana, diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre. Com informações da Agência de Notícias do Acre.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!