Rio Branco, Acre, 28 de julho de 2021

Campanha Nacional de Combate a Sífilis inicia no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A campanha de combate a sífilis no Acre ocorre até a próxima sexta-feira, 27, em todo o Brasil, com ações de prevenção e conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento e cura da doença. O objetivo é sensibilizar estudantes, profissionais da saúde, gestores e a população em geral.

Dados de 2010 a 2016 do Sistema de Informação de Agravo de Notificação, revelam que a região norte foi responsável por 3,4% de casos de sífilis registrados no pais. O Acre, nesse mesmo período, contabilizou 321 casos da doença.

Já em relação a sífilis congênita, adquirida pelo bebê durante a gestação, foram registrados 427 casos.

Transmissão

A sífilis é transmitida principalmente, por meio de relação sexual com uma pessoa infectada e sem o uso de preservativo, por transfusão de sangue ou da mãe para o bebê durante a gestação ou parto e contato direto com sangue contaminado.

Eliane Costa, gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesacre, ressalta as ações para diminuição de casos da doença no estado, e a importância de todos participarem da campanha.

“Os números demonstram um aumento no número de casos da doença tanto a nível de Brasil como de estado. Temos garantido testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde e tratamento durante todo ano, mas durante a campanha essas ações se intensificam. Por isso, pedimos que todos participem para se conscientizar, principalmente, adolescentes e grávidas” destaca.

Como parte da programação, aconteceu nesta terça-feira, distribuição de materiais educativos para os servidores da Secretaria Estadual de Saúde.

Dia D

Já nesta quarta, 25, acontece o dia “D” da Campanha Nacional de Combate a Sífilis. As atividades ocorrem a partir das 08 horas na Escola José Rodrigues Leite, localizada no centro de Rio Branco.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!