22.1 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Gladson Cameli divulga informação falsa sobre exportação de carnes para o Peru

Por

- Publicidade -

Um áudio do senador e pré-candidato ao governo do Acre, Gladson Cameli (PP) circula nas redes sociais na manhã desta quarta- feira, 11, trazendo a ‘notícia’ de que o mesmo haveria obtido do ministro da agricultura a informação de que estaria ‘aberto o mercado’ para exportação de carne bovina e suína para o Peru. A informação, veiculada sob a forma de ‘boas novas’ para os setores produtivos acreanos, foi desmentida pelo Procurador do Acre em Brasília, Armando Melo.

Nas mesmas redes sociais, o episódio foi batizado de ‘charlatanismo político’.

Segundo o procurador, após reuniões do governador Tião Viana com os órgãos responsáveis há cerca de um mês atrás, o ministro da agricultura anunciou em sua conta no facebook que será selado um acordo comercial com o Peru no dia 30 de novembro, tratando especificamente sobre a exportação de carne suína. O acordo prevê, como contrapartida brasileira, a importação via Acre, do famoso ‘leche evaporada’.

Após a divulgação do áudio de Cameli, o procurador entrou em contato com o chefe de gabinete do Ministro da Agricultura a fim de saber se houve alguma alteração nessa agenda, o que foi negado. Permanece portanto, a data de 30 de novembro para a celebração do acordo comercial que irá abrir o processo de habilitação dos frigoríficos e empresas para mercado de exportações – inicialmente apenas para a carne suína.

Em se tratando da carne bovina, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma circular de um departamento ligado à inspeção sanitária prorrogou essa habilitação por seis meses, incluindo aí também a exportação de aves. Novos pedidos de habilitação estão suspensos pelo mesmo período que encerra no dia 31 de janeiro de 2018.

 

 

 

 

 

Confira os áudios abaixo:

1- Sen. Gladson Cameli

2- Procurador do Estado do Acre Armando Melo

- Publicidade -
Copiar