Rio Branco, Acre, 28 de julho de 2021

Gladson Cameli divulga informação falsa sobre exportação de carnes para o Peru

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Um áudio do senador e pré-candidato ao governo do Acre, Gladson Cameli (PP) circula nas redes sociais na manhã desta quarta- feira, 11, trazendo a ‘notícia’ de que o mesmo haveria obtido do ministro da agricultura a informação de que estaria ‘aberto o mercado’ para exportação de carne bovina e suína para o Peru. A informação, veiculada sob a forma de ‘boas novas’ para os setores produtivos acreanos, foi desmentida pelo Procurador do Acre em Brasília, Armando Melo.

Nas mesmas redes sociais, o episódio foi batizado de ‘charlatanismo político’.

Segundo o procurador, após reuniões do governador Tião Viana com os órgãos responsáveis há cerca de um mês atrás, o ministro da agricultura anunciou em sua conta no facebook que será selado um acordo comercial com o Peru no dia 30 de novembro, tratando especificamente sobre a exportação de carne suína. O acordo prevê, como contrapartida brasileira, a importação via Acre, do famoso ‘leche evaporada’.

Após a divulgação do áudio de Cameli, o procurador entrou em contato com o chefe de gabinete do Ministro da Agricultura a fim de saber se houve alguma alteração nessa agenda, o que foi negado. Permanece portanto, a data de 30 de novembro para a celebração do acordo comercial que irá abrir o processo de habilitação dos frigoríficos e empresas para mercado de exportações – inicialmente apenas para a carne suína.

Em se tratando da carne bovina, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma circular de um departamento ligado à inspeção sanitária prorrogou essa habilitação por seis meses, incluindo aí também a exportação de aves. Novos pedidos de habilitação estão suspensos pelo mesmo período que encerra no dia 31 de janeiro de 2018.

 

 

 

 

 

Confira os áudios abaixo:

1- Sen. Gladson Cameli

2- Procurador do Estado do Acre Armando Melo

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!