26 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Cruzeiro do Sul registra mais de 50 casos de sífilis até outubro de 2017, diz Saúde

Por

- Publicidade -

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde mostram que a cidade de Cruzeiro do Sul já registrou 55 casos de sífilis no município de janeiro até outubro deste ano. Em 2016, foram registrados 53 casos da doença. Na semana de combate à sífilis e sífilis congênita estão sendo realizadas ações no município.

A coordenadora de HIV e Hepatites Virais, Sandra Abensur, disse que com a semana de combate os atendimentos estão intensificados na zona urbana e rural do município. “Além do diagnóstico, é realizado um trabalho de concientização da população, é uma doença e um problema grave em todo o país e não diferente daqui”, disse.

Sandra diz que um dos maiores problemas é que a doença se manifesta de forma silenciosa até estar em estágios mais avançados. “Infelizmente a pessoa não percebe e só vai perceber quando a doença já está avançada, mas vale lembrar que é uma doença que tem cura quando tratada”, complementou.

Testes rápidos estão acontecendo nas universidades e de forma mais intensiva nas unidades de saúde. De acordo com a coordenadora, cinco casos de sífilis congênita foram registrados esse ano. “Na maioria desses casos, a grávida vem de comunidades afastadas e não dá para tratar antes e infelizmente a criança nasce com a doença”, finalizou Sandar. Com informações do Portal G1.

Coordenadora de HIV e Hepatites Virais, Sandra Abensur, disse que estão sendo ações no município (Foto: Anny Barbosa/G1)

- Publicidade -
Copiar