24 C
Juruá
quarta-feira, abril 24, 2024

Ministro elogia encontro sobre segurança no Acre

Por

- Publicidade -

O ministro da Defesa, Raul Jungmann disse que o maior evento e o mais efetivo para a integração dos vários órgãos de segurança deve ser o encontro promovido pelo governador Tião Viana no Acre, dia 27 deste mês. Em entrevista ao Globonews, Jungmann disse que no Acre vai se realizar um evento primordial para a integração das forças estaduais de segurança com as forças federais, para melhorar o monitoramento de fronteiras.

O ministro admitiu que há um ano as Forças Armadas diminuíram o ritmo das ações na fronteira contra o narcotráfico e o contrabando de armas e que as facções criminosas brasileiras assumiram a distribuição e o controle das drogas. Para ele, é hora de dar um basta nisso, com ações coordenadas com participação das Forças Armadas, em união com a Policia Federal, PRF e as forças estaduais de segurança. Para o ministro, o acontecido no Rio de Janeiro, da ação conjunta no morro da Rocinha, foi um exemplo da cooperação necessária em todo o país para conter o tráfico de drogas e que o evento patrocinado pelo Estado do Acre será a oportunidade exata de se debater a questão que atinge proporções nacionais.

O ministro disse que o governo federal está atento à necessidade de conter o crime organizado na fronteira e a ação das quadrilhas dentro dos presídios de segurança máxima, onde os líderes de quadrilhas continuam repassando ordens a seus asseclas. Mudanças no modelo de segurança para dificultar a ação das quadrilhas devem ser propostas de imediato, entre elas o maior isolamento das lideranças e o efetivo controle das fronteiras.

Há quase um ano as forças armadas tinham reduzido as operações nas fronteiras em decorrência da crise financeira e o contingenciamento de recursos da União. Como consequência, o Brasil se transformou numa porteira aberta para os cartéis do narcotráfico, contrabando de armas pesadas.

A ação anunciada pelo Governo Federal será integrada com as forças armadas recebendo apoio da Polícia Federal, Receita Federal, de organismos municipais e estaduais dos Estados envolvidos na operação.

O ministro confirmou presença no Acre para o debate sobre segurança pública e segurança das fronteiras, dia 27 e elogiou a iniciativa do governador Tião Viana.

- Publicidade -
Copiar