Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Ifac abre inscrições para vagas remanescentes em cursos gratuitos de espanhol
  • IBGE divulga calendário de concurso que vai contratar mais de 39 mil temporários
  • VÍDEO: cachorro sobrevive nove dias preso em montanha coberta de neve
  • VÍDEO: recepcionista é brutalmente atacada por hóspede após recusar beijo
  • Vídeo de Leonardo com o neto de 1 ano viraliza: ‘Limpou a boca ou deu bebida?’
  • Influenciador vira réu após fingir ser mulher em ‘golpe do amor’ de R$ 208 mil
  • VÍDEO: mulher é baleada dentro de carro por ex que morre após ataque
  • ‘Peixe do fim do mundo’ surge em praia no México e surpreende turistas; VEJA
  • Neymar vira desfalque pela 10ª vez em período do aniversário da irmã
  • Só amizade? Ana Castela fala sobre Zé Felipe após dias na Fazenda Talismã
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
terça-feira, março 10
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Nazareth Araújo participa da abertura da 2ª Mostra Viver Ciência no Juruá

Por Redação Juruá em Tempo.25 de outubro de 20173 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

Prestigiando o maior evento científico da educação básica do Acre, a governadora em exercício Nazareth Araújo participou na manhã desta terça-feira, 24, da solenidade de lançamento da segunda edição da Mostra Acreana de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação em Cruzeiro do Sul – Viver Ciência Juruá.

Este é o segundo ano em que a mostra chega ao Vale do Juruá e se estende até a próxima quinta-feira, 26, no campus do Instituto Federal do Acre (Ifac), local sede do evento. A ação é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE) em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

Com o tema “Ciência Unindo Saberes”, a Viver Ciência apresenta ações em todas as áreas do conhecimento, através de exposições científicas, oficinas e atividades culturais. Em dois dias de evento, espera-se receber um público de aproximadamente dez mil pessoas.

Para Nazareth Araújo, a sociedade vive um tempo em que se deve ressaltar para as crianças a importância da educação, da cultura e da ciência. “O mundo já está vivendo a quarta revolução tecnológica. É de suma importância preparar nossos jovens para o desenvolvimento tecnológico, ensiná-los a lidar com a tecnologia, a avançar e perceber que por meio ciência podemos ter um mundo melhor e mais humano”, destacou.

Durante os dois dias de feira, artistas e estudantes locais se revezarão no palco cultural para levar arte e entretenimento ao público. Um cantinho especial foi preparado para as crianças no espaço “Brincando com a Ciência”, que contará com atividades lúdicas e interativas. Pinturas corporais, aulas de desenhos e jogos são algumas das atividades voltadas para os visitantes mirins.

Escolas do século 21

Para o secretário de Estado de Educação, Marco Brandão, o grande movimento da educação dos dias atuais é dar continuidade às boas práticas realizadas ao longo dos anos. Segundo ele, com o passar do tempo se fez necessário buscar novas práticas de ensino que se adequem às escolas do século 21.

“A escola do século 21 quer um aluno, um professor e uma escola diferentes. Nosso século não pede mais um aluno sentado em aulas expositivas. Não pede mais pessoas que levam muitos conhecimentos na cabeça. Queremos pessoas que sejam ávidas por aprender, capazes de desaprender e reaprender continuamente. E é isso que estamos enfatizando no Viver Ciência”, frisou.

Para Rosana Cavalcante, reitora do Ifac, esse é um momento mágico de conhecer a ciência popularizada, produzida de forma simples. “Durante esses dois dias, a comunidade do Juruá vai poder viver ciência. Este é um trabalho coletivo que nos enche de orgulho, que permite nos aproximar da comunidade sem nenhum empecilho, sem nenhum muro”, revelou.

Novos experimentos

Participam da Mostra Viver Ciência escolas públicas e privadas, além de instituições parceiras. O evento apresenta à população acreana os projetos e iniciativas desenvolvidos em todas as áreas nas escolas e universidades da região.

“Temos aqui 24 projetos de pesquisas, mais de 30 oficinas acontecendo em diversas áreas. Temos ainda o Cine Ciência, Planetário, além de vários laboratórios com experimentos nas áreas da física, da química, da biologia, da matemática, da agroecologia. Pensamos em um evento para contemplar a todos, crianças e adultos”, ressaltou a diretora de Inovação da SEE, Cleide Prudêncio.

Jonathan Bonifácio da Costa, aluno do Sest/Senat de Cruzeiro do Sul na área de robótica, falou de sua alegria em colocar em prática tudo o que tem aprendido em suas aulas de física.

“Quero ser professor para ensinar e levar esses conhecimentos para minha vida. São experiências que nos enriquecem muito. Antes não sabia como funcionavam vários equipamentos, que hoje não me são mais desconhecidos”, destacou.

Por:
Secret sales
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.