23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Novo golpe de WhatsApp usa boato sobre 14º salário

Por

- Publicidade -

Um novo golpe do WhatsApp está usando boatos sobre o 14º salário para atrair os usuários do app: a mensagem que circula diz que trabalhadores nascidos entre janeiro e junho, e que tenham trabalhado de carteira assinada entre 2014 e 2015, têm direito ao tal benefício. Cerca de 320 mil pessoas foram expostas ao golpe enviado pelo mensageiro, segundo a PSafe, empresa responsável pelo aplicativo de segurança digital DFNDR.

A mensagem promete aos usuários que já tenham trabalhado com carteira assinada a possibilidade de conferir se têm o direito a receber o benefício por meio da Caixa Econômica Federal, que seria o pagamento de um 14º salário, no valor de R$ 937.
Atraídos pelo valor, usuários clicam para fazer a consulta e, em seguida, precisam responder a três perguntas: “Você já possui o cartão cidadão?”, “Trabalhou algum mês registrado em 2016/2017?” e “Atualmente está registrado?”.
Independentemente das respostas, a vítima é encaminhada para uma nova página, que pede que ela compartilhe o link com dez amigos via WhatsApp para poder consultar a lista. Desta forma, o golpe afeta um maior número de vítimas.
Em seguida, o usuário precisa se cadastrar em serviços de SMS pago ou é levado a fazer o download de aplicativos falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou prejuízo financeiro.
Segundo Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe, o diferencial deste novo golpe é que ele solicita permissão do usuário para enviar notificações por push. Isso acontece para que o hacker consiga envolvê-lo em outros golpes no futuro, sem precisar enviar links.
“Nos testes realizados pelo nosso time de pesquisadores, algumas horas após o acesso ao golpe, o cibercriminoso enviou uma outra armadilha, via notificação direta para o celular das vítimas”, disse Emilio.

- Publicidade -
Copiar