Ícone do site O Juruá Em Tempo

“O Brasil não pode ter mais essa alta taxa de homicídios”, afirma Tião Viana em entrevista à rádio do Amazonas

“O Brasil não pode ter mais essa alta taxa de homicídios. Isso, sobretudo, porque temos as fronteiras abertas para os principais produtores de cocaína do mundo, que é Peru, Bolívia e Colômbia”, afirma Tião Viana, em entrevista à Rádio CBN do Amazonas, na manhã desta segunda-feira, 23.

O governador Tião Viana falou sobre o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma Emergência Nacional. O evento ocorre na sexta-feira, 27, em Rio Branco e reúne os três poderes do país.

Viana apontou o narcotráfico como a principal causa da violência no país. Explicando a urgência em debater o tema, o governador do Acre falou sobre o aumento na taxa de homicídios do país nos últimos anos. Apontou que principalmente os jovens são as vítimas da violência.

De 2011 a 2015, o Brasil registrou mais vítimas de mortes violentas intencionais (279.567) que a Guerra da Síria no mesmo período (256.124), como informa o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2016), do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A maioria desses homicídios é de jovens (de 15 a 29 anos). Eles significam 53% do total de mortos em 2015, conforme o Atlas da Violência (2017), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Para Viana, o encontro é a oportunidade de propor algo efetivo e definitivo para que o país combata o que acredita ser o maior problema nacional, o narcotráfico. “Ou despertamos agora, ou poderemos pagar um preço muito mais alto que se possa imaginar. Gerações estão sendo comprometidas”, disse. Com informações da Agência de Notícias do Acre.

Sair da versão mobile