27.3 C
Juruá
sexta-feira, abril 19, 2024

Programa Jovem Parlamentar Acreano é lançado na Aleac

Por

- Publicidade -

Ao som da canção “Coração de Estudante”, foi lançado na manhã desta segunda-feira, 2, o Programa Jovem Parlamentar Acreano (PJPA). Estudantes e autoridades locais participaram do evento, realizado na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac).

Durante a solenidade, o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão, lembrou que o programa foi criado para que a juventude acreana tenha a oportunidade de compreender, na prática, como se organiza a democracia representativa.

“Queremos que ao final desse processo tenhamos jovens que possam nos representar com respeito, com dignidade, com ética, e acima de tudo, possam ajudar os parlamentares nas transformações sociais que a nossa sociedade precisa”, destaca.

A Jovem Embaixadora 2017, Sarah Evelyn, representou os estudantes, e no seu discurso falou da importância do protagonismo juvenil para o desenvolvimento político e social.

“Esta é uma oportunidade de o jovem acreano se expressar, ocupar lugar de destaque e ainda mostrar a toda a população que temos ideias que podem melhorar a atuação dos poderes legislativos”, disse.

O projeto é uma proposta do Deputado Estadual Daniel Zen. “Elaboramos o programa para que os nossos jovens, os nossos estudantes conheçam melhor a Assembleia e seu funcionamento desde as comissões ao dia a dia dos parlamentares”, explica.

Jovem Parlamentar

Além da Aleac está à frente do Programa a Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE) e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Representantes de todas as instituições participaram do evento.

Na prática serão selecionados 24 estudantes do ensino médio regular e integral para atuarem como deputados estaduais por um mandato de quatro meses. Os jovens terão a oportunidade de vivenciar na prática todo o processo político democrático.

As inscrições iniciam na terça-feira, 3, e vai até o dia deste mês. Podem participar do pleito alunos de 1º e 2º anos das escolas de ensino médio de Rio Branco. O edital e as informações completas estão disponíveis no site da SEE: http://see.ac.gov.br/portal/ e nas escolas participantes.

- Publicidade -
Copiar