23 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Tião Viana é homenageado nos 15 anos do curso de medicina da Ufac

Por

- Publicidade -

O governador Tião Viana foi um dos homenageados na noite deste sábado, 28, durante as comemorações do aniversário de 15 anos da criação do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac).
Na solenidade realizada no Teatro Universitário, Tião Viana – que também é médico infectologista e professor da Ufac – foi reconhecido por seus esforços ainda como senador para criação do curso, um dos seus maiores sonhos, já que na época o Acre era um dos poucos estados da Federação que não formava médicos.


“Esse foi um sonho, uma luta, parecia impossível. Eram tantas portas se fechando, mas aí fizemos essa união com a Ufac, fomos buscar um grande coordenador na Bahia, nos unimos com os professores e hoje temos essa realidade de centenas de jovens formados. Isso gerou uma nova medicina para o Acre”, conta Tião Viana.

Médicos de excelência

Com quase 11 turmas já formadas e professores pesquisadores no corpo docente, o curso de Medicina da Ufac já formou quase 400 profissionais.
Também homenageado pelos 15 anos do curso, o professor baiano José Tavares Neto ressaltou como há quase 20 anos recebeu o convite do então senador Tião Viana para ser o consultor do curso. O desafio foi enorme, mas para ele o resultado é indescritível.
“Fica um grande sentimento principalmente por observar que hoje há vários médicos formados naquele sonhado curso que atuam na cidade, colaboram no desenvolvimento da saúde pública do Acre e alguns já são docentes do próprio curso. Eu cumpri meu papel de professor”, ressalta Tavares Neto.
O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, falou ainda de como as parcerias enriqueceram a criação do curso. “A parceria com o governador Tião Viana foi importante, porque apenas por meio dela é que foi possível a universidade ter um curso de medicina que ajuda tanto nossa população”.

 

Por Samuel Bryan

- Publicidade -
Copiar