Close Menu
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
Últimas
  • Criminosos invadem loja em Mâncio Lima e furtam cerca de 40 pacotes de mercadorias; veja vídeo
  • Pedágio na BR-364 deve encarecer frete em até 15% e pressionar custo de vida na região Norte
  • Foragida do Acre é presa em Goiás por envolvimento em latrocínio ocorrido em Rio Branco
  • Aulas da rede estadual do Acre devem começar em fevereiro; calendário de 2026 é divulgado pela SEE
  • Defensoria Pública do Acre abre inscrições para estágio em Direito e outras áreas em Rio Branco
  • Sucuri de grande porte é flagrada cruzando via e entrando na mata no Pentecoste; veja vídeo
  • No interior do Acre, jovens se arriscam e são flagrados ‘dando grau’ em motocicleta na BR-364
  • Amanda Kimberlly, mãe de filha de Neymar, fala sobre saúde mental: ‘Terapia’
  • Grazi Massafera diz que optou entrar em celibato de forma natural
  • Cenas fortes: casal é executado a tiros na saída de Balneário
Facebook X (Twitter) Instagram
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
segunda-feira, janeiro 12
  • Inicio
  • Últimas Notícias
  • Acre
  • Polícia
  • Política
  • Esporte
  • Cotidiano
  • Geral
  • Brasil
O Juruá Em TempoO Juruá Em Tempo
Home»Principais Notícias

Acre é o segundo estado com menos mortes no trânsito, aponta estudo

Por Redação Juruá em Tempo.8 de novembro de 20173 Minutos de Leitura
Compartilhar
Facebook Twitter WhatsApp LinkedIn Email

O Retrato da Segurança Viária 2017 , feito pela Companhia de Bebidas das Américas (Ambev) e parceiros, aponta o Acre como o segundo estado brasileiro com menor número de mortes no trânsito.

O estudo tem o objetivo de auxiliar a elaboração de políticas efetivas de combate aos acidentes de trânsito e leva em consideração informações obtidas por meio do cruzamento de dados de diversos órgãos como a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), a Confederação do Transporte (CNT), Sistema Único de Saúde (SUS) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), entre outros.

A pesquisa leva em consideração dados de 2015 e indica que no Acre foram registrados 115 óbitos em decorrência de acidentes nas vias, um número 17% menor que no ano anterior, ficando atrás apenas do Amapá, que apresentou 93 mortes no trânsito.

Dados nacionais

O Retrato da Segurança Viária 2017 mostra que o Brasil registrou uma baixa histórica no indicador de mortalidade devido a acidentes. O número absoluto das fatalidades, nas ruas e estradas do país, apresenta redução de 16%, levando em consideração o período entre 2010, ano em que o Brasil aderiu à Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU), e 2015.

Os dados mostram que o Brasil avançou, mas ainda vive uma situação alarmante. De acordo com o relatório, os acidentes são a segunda causa de morte não natural no país, sendo que em 2015 mais de 39 mil pessoas perderam a vida no trânsito, além das mais de 203 mil que ficaram feridas.

Acre segue avançando

Em maio de 2017 o Acre ultrapassou a meta de redução de mortes no trânsito apontada pela ONU, que era de 50% em um período de dez anos. Em apenas seis anos o estado atingiu uma redução de 58 % no número de mortes nas vias, ao passo que o aumento da frota foi de 38% e o crescimento da população, de 9%.

Os dados mais atuais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostram que, se for levado em consideração o índice de vítimas fatais para cada dez mil habitantes, comparando os períodos de janeiro a setembro dos anos de 2016 e 2017, a redução de mortes em vias estaduais é de 40,54%, sendo 53 mortes no ano passado e 33 no ano atual.

A quantidade de acidentes de trânsito que fazem vítimas fatais também reduziu em 43,48%, além da quantidade geral de acidentes de trânsito nas vias estaduais que teve uma queda de 14,14%.

“Acreditamos que um trânsito sem mortes é possível. Por isso temos investido em ações que disseminam a cultura de paz nas vias, apostando na orientação e educação para todas as faixas etárias, na fiscalização, quando necessária, e em projetos de engenharia que contribuam nesse sentido. Porém, precisamos que cada cidadão adote comportamentos seguros, obedecendo às leis de trânsito” afirma o diretor-geral do Detran, Pedro Longo.

Por:
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Sobre

  • Diretora: Midiã de Sá Martins
  • Editor Chefe: Uilian Richard Silva Oliveira

Contato

  • [email protected]

Categorias

  • Polícia
© 2026 Jurua em Tempo. Designed by TupaHost.
Facebook X (Twitter) Pinterest Vimeo WhatsApp TikTok Instagram

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc cancelar.