23.8 C
Juruá
quinta-feira, março 28, 2024

COLUNA PALANQUE:

Por

- Publicidade -

De casa

 

Amigos e amigas do Juruá, estamos de volta com uma nova coluna, impressa e aqui, com esta versão em vídeo, conforme você poderá acompanhar também por aqui.

Informo que escrevo e falo de Rio Branco, ainda da sala da minha casa enquanto o estúdio e o escritório, ainda estão sendo montados. Mas informo também que, em breve, estarei no Juruá, escrevendo e falando daí, ao lado dos amigos.

Mas vamos aos fatos.

Muy amigos

Não convidem de forma alguma para uma rodada de Guaraná Cruzeiro no bar do Tonico – ou o “Bar dos Paus Moles”, como dizem em Cruzeiro do Sul, o ex-prefeito Wagner Sales e o atual tende como traibar da cidade, no qual se reúnem pessoas de bem e que, ao modo de cada um, gostam de política. A todos, ao Tonico, ao Zé, ao Lelande, e à todos cujos nomes não me vêm à cabeça agora, minhas saudades. Que todos levem lembranças e as condolências pela perda do Cartuchinho.

Mas voltando a falar de política, essa nossa outra cachaça e voltando àquele assunto lá de trás.

Por onde passa, o ex- Wagner Sales demonstra arrependimento por ter feito de Cordeiro o seu ungido. A quem o ouve tem dito, com sinceridade, que colocou Ilderlei Cordeiro como seu sucessor com medo de a Frente Popular apresentar como candidato o atual deputado federal Céssar Mesias e aí ele faturar a eleição. O candidato do coração de Wagner Sales era o advogado Jonhantan Donaldoni, seu menino de olhos incrivelmente verdes, mas sabia que, uma vez apresentado como candidato, ele iria pegar balsa com uma possível candidatura de Messias. Aliás, Messias não foi candidato em 2014 porque viu na Delegada Carlo Brito sua imagem feminina de quanto dava os primeiros passos na política, lá no longínquo ano de 1990, quando ficou como primeiro suplente de deputado. César não é bobo: como pretender dar passos mais largos na política do Acre precisa formar base e lideranças capazes de apóia-lo nesta pretensão. E, hoje, já não é novidade que a Delegada Carlo Brito se tornou uma liderança política capaz de apoiar e transferir uma boa quantidade de votos para quem ela decidir apoiar.

Dois irmãos

Quem anda com os dois confirma: está cada vez mais difícil a situação entre Wagner e Ilderlei. Fontes informam que a lista de demissões da Prefeitura sob Ilderlei para os próximos dias, cujas listas são de pessoas ligadas a Sales, agora vão incluir dois irmãos do ex-prefeito. O caldo vai engrossar porque Wagner não estaria disposto a aceitar o que deve entender como traição.

Emilson Farias o Vice

Ao que tudo indica, o Juruá comemorou o fato de o atual secretário de Segurança Emylson Farias ter sido praticamente homologado como candidato a vice-governador de Marcus Alexandre. Apesar das dificuldades, o Juruá, como todo o Acre, sabem que o secretário tem sido incansável na luta contra o crime – uma tarefa inglória que muitos administradores públicos declinam porque sabem que a luta contra o crime, principalmente o organizado, não é tarefa para amadores. Farias tem feito, dentro do que é possível, o seu papel, o que não é pouco. Força, Emylson

Suplentes

Está também quase confirmado: as duas suplentes da virtual candidatura de Ney Amorim ao Senado serão duas mulheres – a atual vice-governadora Nazaré Araújo e a chefe do gabinete civil Márcia Pereira, a esposa do querido médico Julinho Pereira.

Come quieto

E, sabe quem mais faz a figura do mineirinho come quieto na política do Juruá. É o Josa da farmácia, atual deputado estadual e que deve ter uma reeleição segura apesar de toda a sua discrição. Josa não deixa de cumprir compromissos aliados e é atuante. Deve ter uma releição segura apesar de alguns duvidarem.

 

- Publicidade -
Copiar