23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Em Xapuri, ex-seringueiro tem casa destruída em incêndio. Familiares suspeitam de ação criminosa.

Por

- Publicidade -

Na madrugada da última sexta-feira para sábado, o ex-seringueiro e agricultor Francisco Oliveira da Silva, o ‘Fi’, teve sua residência destruída em decorrência de um incêndio.

Familiares de Francisco suspeitam de que o incêndio tenha sido uma ação criminosa e apontam suas razões.

Raimundo Nonato, padrasto de Francisco com quem nossa reportagem conversou por telefone, não acredita que o incêndio tenha sido acidental. A residência não possui luz elétrica e o morador estaria já há três dias fora de casa, o que descarta a possibilidade de falha elétrica vela ou brasa de fogão acesa, causas mais comuns deste tipo de incêndio doméstico.

Francisco mora em uma colocação do Seringal São Pedro, em Xapuri-AC, em área limítrofe à Resex Chico Mendes. Raimundo afirma que o proprietário da Fazenda Vista Alegre vinha pressionando para a saída da família. Segundo ele, três meses atrás o gerente teria ido ao local com motosserra, trator e pé de cabra, como forma de ameaça, após insistentes tentativas de fazer com que sua família saísse do local.

Raimundo explica que o fazendeiro deseja tomar posse do local que acredita fazer parte de sua fazenda, o que é contestado por moradores locais. A área apesar de estar fora da Resex Chico Mendes estaria titulada dentro do seringal São Pedro e faria parte da chamada parte da chamada ‘reserva branca’ do seringal, fora portanto, da titulação da Fazenda Vista Alegre.

O caso foi encaminhado à delegacia de Xapuri que irá investigar as causas do incêndio.

O advogado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri está defendendo a causa do agricultor Francisco Oliveira.

Não foi possível obter a versão do fazendeiro sobre o ocorrido.

- Publicidade -
Copiar