Rio Branco, Acre, 25 de julho de 2021

Governo entrega mil toneladas de calcário para produtores de leite do Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A governadora em exercício Nazareth Araújo realizou, na manhã desta segunda-feira, 13, no Parque de Exposições, a entrega de 200 toneladas de calcário e 188 toneladas de adubo para fortalecimento do pasto de 67 produtores de leite do Acre.

A entrega faz parte de um total de mil toneladas de calcário e 220 toneladas de adubo entregues para o fortalecimento da bacia leiteira do Acre, num investimento de R$ 1,5 milhão por parte do Estado, com uma contrapartida de R$ 500 mil dos produtores.

“O governo fez uma identificação das áreas em que fossem mais necessária a entrega desse material e assim garantir o aumento da produtividade de leite no Acre. Trabalhamos a diversificação das cadeias produtoras com um momento de união que faz a gente superar a crise, vencer os desafios e colocar qualidade no trabalho que desenvolvemos”, conta a governadora.

Bacia leiteira fortalecida

O presidente da Cooperativa dos Agricultores e Pecuarista da Regional do Alto Acre (Coopel), Ezequiel de Oliveira conta que os cooperados da região conseguem produzir 15 mil litros de leite por dia. Com o apoio imprescindível do governo, a aposta é que a produção fique ainda maior e se garanta durante o período de seca, que é quando a qualidade do pasto cai.

“A indústria de laticínios está muito feliz porque é um investimento que a gente precisava na zona rural. Com essa adubação teremos um pasto muito melhor e com certeza isso vai melhorar nosso leite”, conta Ezequiel.

Já para Carlos Alonso – que começou recentemente sua produção e hoje consegue tirar mais de 300 litros de leite por dia – ter um governo preocupado em fortalecer a bacia leiteira do Acre fez toda a diferença. “Esse investimento é ótimo. Eu não produzia leite, mexia apenas com gado branco e com a ajuda dos técnicos da Seap [Secretaria de Estado de Agropecuária], eu chego a tirar até 350 litros de leite por dia. A melhor assistência técnica que tem é a do governo. São produtos de qualidade e com responsabilidade naquilo que fazem”, afirmou.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), João Thaumaturgo Neto, reforçou: “Nosso processo de seleção foi com produtores de leite já em atividade, para dar continuidade. Já chegamos a 80% do programa hoje. E temos que lembrar que com o país numa crise dessas, o governador Tião Viana cumpre sua missão de aumentar e qualificar ainda mais a bacia leiteira no Acre”.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.