23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Governo entrega novos módulos sanitários em Porto Walter

Por

- Publicidade -

No complemento as estruturas da rede de saneamento integrado de famílias de baixa renda residentes em Porto Walter, o governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), entregou mais uma etapa de instalações de módulos sanitários.

A ação é oriunda do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), numa parceria entre a gestão estadual e o Banco Mundial. O projeto também contempla outras obras de infraestrutura na cidade, como novas redes e água e esgoto, drenagem e pavimentação, na aplicação total de R$ 20 milhões.

O investimento nos módulos sanitários está relacionado ao uso racional da água e ao destino adequado dos esgotos no domicílio beneficiado, que recebe a construção de banheiro com pia, poço absorvente, instalações de reservatório domiciliar de água, tanque de lavar roupas, lavatório e pia de cozinha.

“Os módulos garantem mais qualidade de vida e melhora as condições de saúde de cinquenta famílias da cidade previamente selecionadas por uma equipe de assistentes sociais que no inquérito sanitário identificaram suas necessidades em seus domicílios”, destaca o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

O que pode aparentar apenas o espaço físico de um módulo sanitário, na realidade expressa numa grande conquista para as famílias, como relata Maria Daniela da Silva, moradora da comunidade Santa Luzia.

“Pode parecer algo simples, porém, para gente que não tinha condições de construir um banheiro, isso mudou totalmente a nossa rotina, pois, além de termos um lugar para cuidarmos da nossa higiene, ganhamos um espaço para armazenar a água e lavar as roupas e limpar a casa com mais facilidade”, disse a mulher.

No total, 50 módulos sanitários estão sendo construídos em Porto Walter, dos quais 13 já foram entregue aos beneficiários e os demais estão em fase de conclusão. Os técnicos da autarquia monitoram as etapas de serviço, além de dialogar com a comunidade sobre saneamento básico.

- Publicidade -
Copiar