22.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Guajará recebe mutirão de cirurgias para reabilitar pacientes de hanseníase

Por

- Publicidade -

Durante esse final de semana, mais especificamente nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no hospital João Barbosa, será realizado um mutirão de cirurgias preventivas e reabilitadoras de pacientes com hanseníase.

Em entrevista ao jornal, O Juruá em Tempo, o Prefeito Ordean Silva, que fez questão de ir até o local para acompanhar os atendimentos, essa ação é de extrema importância, pois assim os pacientes poderão ter uma melhor qualidade de vida. “Muitos pacientes ficam com sequelas motoras por conta da doença e necessitam passar por cirurgia para garantir uma melhor qualidade de vida e retornar às suas atividades normais. Essa é mais uma conquista de muitas que ainda estão por vir “, disse o Prefeito

Através de uma pasceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, será realizado o mutirão de cirurgias aos portadores da doença que se encontram em toda a região do Vale do Juruá, atendendo assim, os municípios do Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Envira e Itamarati.

O mutirão de cirurgias será realizado por médicos Ortopedistas e Cirurgiões, que chegaram da capital (Manaus), além de toda equipe necessária, oferecida pela secretaria de saúde do Município. Uma média de 19 cirurgias serão realizadas durante esses dias.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Braz Melo, essas ações devem acontecer com frequências, pois seu objetivo é oferecer uma saúde de qualidade à toda população. “Com a realização desses mutirões, nosso objetivo é zerar a fila de espera pela cirurgia da hanseníase, o que levará mais qualidade de vida a essas pessoas que já sofrem com o preconceito. O principal objetivo da nossa gestão é oferecer uma saúde de qualidade, e que chegue a todos os necessitados. Através de muito trabalho, e com o apoio do governo e  da prefeitura nossos objetivos estão sendo realizados.”, disse o Secretário.

A Secretaria de Saúde do município já realizou campanhas durante este ano voltada às pessoas com hanseníase. Mesmo depois de encerrado do tratamento com medicamentos, a secretaria tem oferecido os acompanhamentos e orientações dos pacientes sobre como prevenir ou tratar possíveis ferimentos.

Matéria realizada pelo jornal referente a ações destinada às pessoas com hanseníase:

Profissionais da Sec. Municipal de Saúde do Guajará recebem Capacitação sobre Hanseníase

Hanseníase

A hanseníase é uma doença crônica, infecto-contagiosa, causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença afeta a pele e os nervos. Quase todo o corpo pode ser acometido, mas as regiões mais afetadas são os braços, mãos, coxas, pernas, pés e a face. Quando não tratada, a doença pode causar deformidades que incapacitam o indivíduo para o trabalho e socialmente. O tratamento é seguro e apresenta ótimos resultados.
Quando descoberta no início, a hanseníase tem cura, principalmente quando é realizado um tratamento adequado sob supervisão médica regularmente.

- Publicidade -
Copiar