24 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Independência ou morte!

Por

- Publicidade -

Os últimos gestos do prefeito Ilderlei Cordeiro, de Cruzeiro do Sul, em relação a seu antecessor e padrinho político na eleição que o levou à vitória, o ex-prefeito Wagner Sales, antes de críticas, merecem análise. Afinal, são atitudes, ao que tudo indica, independentes e de quem, de fato, assumiria as responsabilidades de gestor? Se fosse isso, já não seria…

A se confirmar suas atitudes de independência em relação a quem o ajudou a chegar ao cargo, a população da segunda maior cidade do Acre poderá, enfim, saber qual será a forma de administrar de seu prefeito, assim como também avalia-lo.

Isso se faz necessário porque, até aqui, as informações que circulavam na cidade davam conta de que no fundo quem continuava a dar as cartas na atual administração era ainda o ex-prefeito Vagner Sales, algo que era, aliás, confirmado por alguns secretários e ocupantes de cargos de confiança, os quais, oriundos da gestão anterior, foram mantidos nos cargos e na atual gestão não exatamente por competência, mas, e principalmente, por necessidade de Sales, dentro da estratégia de continuar sendo o que não era mais: prefeito de Cruzeiro do Sul.

A população, que tanto sofreu nas mãos dos Sales, está, com as últimas atitudes de Ilderlei Cordeiro, prestes a se livrar dos métodos da administração atrasada do ex-prefeito. Personalista e fanfarrão, Vagner sempre foi, na verdade, um contador de vantagens… dissimulado e demagogo como todo político populista, é (ou era?) craque em enganar. Elegeu-se prefeito garantindo viver em uma casa, sem muros e de portas escancaradas dia e noite, na movimentada Av Mâncio Lima. Na verdade, o político já vivia na suntuosa mansão que construiu no meio de um lago artificial, na mais bem estruturada e bela fazenda da região.

Aliás, Vagner Sales também é conhecido pelas rasteiras que costuma aplicar em seus aliados políticos. Enganou Narciso Mendes nas eleições de 1994, quando deixou de cumprir um compromisso selado com o empresário, que concorria ao cargo de senador, para apoiar Aluizio Bezerra – principal oponente de Mendes. Foi assim que se comportou com o deputado federal Flaviano Melo, ao qual prometeu apoiar incondicionalmente e em plena campanha, faltando menos de 60 dias para a eleição, lançou e elegeu a filha Jéssica Sales.

Multifacetário, Vagner Sales também sabe fingir-se de arrependido. Algoz implacável do primo Orleir Cameli nas eleições para o governo em 1994, a mesma que se reelegeu deputado estadual, mudou de ideia sobre negar o parentesco e fazer oposição impiedosa a Orleir, quando esse pôs em prática um programa que visava distribuir benefícios aos moradores do Alto Juruá, seu reduto eleitoral. Sentindo -se ameaçado, procurou o primo governador e chorou lágrimas de “arrependimento”. Pediu arrego. De algoz, passou a vender a ideia de que era um Cameli desde pequenininho. Um rasteirista praticante e juramentado, nos padrões sucupiranos de Odorico Paraguaçu!

Mas agora, ao que parece, Ilderlei conquistará sua independência, tudo deu início com lançamento da pré-candidatura de seu tio, Rudiley Estrela, para a Câmara Federal, a despeito da candidatura a reeleição de Jéssica Sales. A propósito, Ilderlei até tentou manter o discurso de que apoiaria Jessica Sales, mas não conseguiu isso por muito tempo.

Fontes ligadas a ambos dizem que, em reuniões políticas, Ilderlei tem dito que quem estiver com Vagner, não estará com ele, o atual prefeito. Até o início do período eleitoral de 2018, a tendência é que não reste, na prefeitura, nenhum ocupante de cargo de confiança ligado a Vagner Sales.

Quem o conhece sabe que Vagner Sales é extremamente vingativo. As atitudes de Ilderlei Cordeiro o estão deixando atravessado na garganta do ex-prefeito. Como vingança, ele orienta pessoas próximas, alguns ainda exercendo cargos do primeiro escalão na atual administração, vereadores ligados à Sales e alguns ex-assessores a alimentarem blogueiros, sites e jornais editados a partir da capital a atacarem o atual prefeito, Ilderlei, e seu grupo. E assim, a cada dia, fica mais difícil para Ilderlei Cordeiro fazer uma administração tranqüila, porque os Sales e seus aliados não o deixam em paz.

A isso, se se concretizar, se chama independência… Ou morte de ambos? Há quem garanta que o distanciamento de Ilderlei de Vagner Sales, fará bem para a cidade. Todavia, como que prevendo uma traição, Sales investiu pesado para eleger expressivo número de vereadores que lhe fossem fiéis. Contrariado em seus projetos, deverá usar a Câmara Municipal para inviabilizar de vez a já sofrível gestão de seu sucessor.

 

Por Tião Maia (O Juruá em Tempo)

- Publicidade -
Copiar