25 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Obras de saneamento integrado contemplam comunidades de Porto Walter

Por

- Publicidade -

Investimentos do governo em infraestrutura e saneamento básico estão modificando radicalmente o cenário urbano de Porto Walter. Um bom exemplo são os trabalhos iniciados pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) na comunidade do bairro do lixão. O lugar, onde vivem mais de 100 famílias, se formou nas proximidades da antiga área que era destinada os resíduos sólidos da cidade, e ficou popularmente conhecido por este nome devido ao mato, à lama e ao lixo acumulados na região.

Com o apoio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) e graças a uma parceria financeira firmada entre a gestão estadual e o Banco Mundial, o Depasa está trabalhando na execução de obras dos novos sistemas de água e esgoto, módulos sanitários, drenagem e pavimentação do local.

“Os trabalham avançam. Nos próximos dias, será iniciado o assentamento de tijolos para o pavimento em todo o bairro, calçadas e todas as estruturas da rede de água e rede nas residências”, informa o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

O cronograma de serviços segue com perspectiva da etapa de conclusão e inauguração dessas obras para o final de 2017. Uma equipe de assistência social da autarquia articula com os moradores a realização de um plebiscito para a escolha do novo nome do bairro.

“Cotidianamente, estamos dialogando com a comunidade, colhendo as sugestões de nomes e reuniremos a população para determinar a escolha e assim repassar o resultado para a gestão municipal e câmara de vereadores”, explica o coordenador da equipe social do Depasa, Francisco Panthio.

A moradora Maria dos Santos comenta que chegou a chorar quando recebeu a notícia, em sua casa, dos agentes técnicos que relataram os investimentos que seriam feitos na localidade.

“Nós estávamos abandonados, aqui as crianças brincavam sobre o lixo antigo, era a região mais suja da cidade e poucos moradores se atreviam a fazer suas casas. Agora, graças ao governo do Estado vamos ter um lugar melhor para viver”, disse Santos.

Todos esses benefícios compõem o Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), na aplicação de R$ 20 milhões em Porto Walter e outros R$ 80 milhões nas cidades de Marechal Thaumaturgo, Jordão e Santa Rosa do Purus.

- Publicidade -
Copiar