23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Secretaria de Saúde do Guajará realiza ações na campanha Novembro Azul

Por

- Publicidade -

Em continuidade à programação da Campanha Novembro Azul, a Secretaria de Saúde realizou na manhã dessa ultima quinta-feira (16), um evento para os homens do município, com atendimento médico, atividade física, entrega de prêmios e orientações, além de testes rápidos de HIV, Sífilis, exame de PSA e um belo café da manhã.

O prefeito Ordean Silva fez questão de acompanhar o evento e falou da importância do trabalho desenvolvido pela secretaria da Saúde. “Desde o início do nosso mandato buscamos ofertar a nossa população uma rede de saúde capacitada, lembro que recebemos a cidade com os postos de saúde praticamente fechados, as farmácias municipais sem remédios e com poucos profissionais que se encontravam desmotivados. Em poucos dias reabrimos e reformamos todos os postos, adquirimos remédios, contratamos e capacitamos nossos profissionais. Mas, além disso, acreditamos na prevenção. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, então, vamos procurar os serviços oferecidos pela secretaria, os atendimentos e os exames.” Disse o prefeito.

A ação aconteceu no Central Club, onde os profissionais de saúde orientaram os homens sobre os cuidados com a saúde e principalmente quanto ao preconceito para realização de exame de toque, a forma mais eficaz para detectar o câncer de próstata.

O Secretário de Saúde, Braz Melo, fez questão de destacar a importância de quebrar todo preconceito e procurar os atendimentos oferecidos pela secretaria, não somente no mês de novembro mas durante todo o ano. “Queremos envolver todos os homens do nosso município como forma de conscientiza-los que a prevenção é o melhor meio de combater esta doença. Se identificado no inicio, o câncer tem cura. Venham participar e receber todo o conhecimento necessário e que promoverá a saúde de vocês”, disse Braz Melo.

A campanha acontece em todo o mundo, mas teve início na Austrália com o nome Movember– junção das palavrasmoustache(bigode, em inglês) enovember (novembro).
No Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estima-se que surgiram 61.200 novos casos em 2016, ou seja, a cada 100 mil homens, 54 terão a doença. O câncer de próstata é o segundo mais comum na população masculina em todo o mundo. Mesmo com a evolução dos métodos de diagnóstico, o homem age com resistência a prevenção. A prevenção é importante porque, se detectado na fase inicial, a chance de cura do câncer de próstata acontece em 90% a 95% dos casos.

“Chamar a atenção para a necessidade de diagnosticar precocemente esse tipo de câncer, que é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, é um dos objetivos da campanha Novembro Azul, realizada neste mês no Guajará pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde. Participem ativamente!” Disse o coordenador Galber Melo.

A campanha segue até o dia 30 e tem como objetivo a conscientização dos cuidados necessários com a saúde do homem, enfatizando a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

- Publicidade -
Copiar