25 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Trilha Chico Mendes é cotada para protagonizar ultramaratona amazônica

Por

- Publicidade -

Apontada recentemente pelo blog de turismo Escalando como uma das 15 mais interessantes do mundo para se fazer trekking (caminhadas de longa duração na natureza), a trilha Chico Mendes tem ganhado destaque e atraído os amantes do ecoturismo e esportistas de todo o mundo.

O movimento na Reserva Extrativista Chico Mendes chamou a atenção de um dos maiores organizadores de ultramaratonas do país, Paulo Alexandre Garcia, que veio ao Acre para conhecer a estrutura do percurso, intuindo a promoção de uma ultramaratona amazônica, dentro da Resex.

Visando a promoção do turismo de base comunitária e prospecção de negócios, a Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul) realiza de 2 a 6 de novembro mais um trekking na trilha Chico Mendes. O percurso de 84 quilômetros se inicia em Assis Brasil, encerrando-se em Xapuri – terra do líder seringalista que dá nome ao local.

Nesta edição da trilha Chico Mendes participam, além da equipe da Setul e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Paulo Alexandre Garcia, dois operadores internacionais de trilhas, sendo um da Inglaterra e outro do Peru, e o trilheiro acreano, membro do coletivo Travessias na Floresta, Carlos Alberto Araújo.

Turismo comunitário

A partir do ano que vem, a Setul vai iniciar a capacitação dos moradores na Resex Chico Mendes, com o propósito de impulsionar o turismo de base comunitária. A ideia é que os próprios comunitários desenvolvam todas as atividades turísticas no local, incluindo a comercialização de alimentos aos aventureiros.

Por se tratar de uma trilha guiada, é imprescindível a presença de operador de trilha durante o trekking.

“Quando o turismo é promovido pela comunidade, ele cresce e se fortalece independente do poder público, e se reflete na preservação do meio ambiente. Pois quando a floresta gera renda para as populações da floresta, é natural que esse espaço seja conservado. E é isso que a gente quer: levar o turismo para mais uma fonte de renda para a comunidade”, frisou a secretária de Turismo, Rachel Moreira.

Travessias na Floresta

Composto por um grupo de trilheiros, adeptos da caminhada ao ar livre, o coletivo Travessias na Floresta tem pautado nas redes sociais a importância do cuidado com o planeta e de se utilizar adequadamente os espaços que viabilizam a prática de trilhas no estado.

Entusiasta da atividade, Carlos Alberto conta que, após ter percorrido o mundo, fazendo trekking, decidiu fomentar a atividade no Acre. “Após refletir sobre a importância de impulsionar a atividade no estado, busquei identificar os locais viáveis para promovê-los”, recorda.

Com algumas informações em mãos, o grupo realizou o percurso de Xapuri a Brasileia. A iniciativa rendeu uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) e com o governo do Estado.

A sinalização da trilha Chico Mendes foi realizada por voluntários, capitaneados pelo Travessias na Floresta. O percurso foi selecionado pelo ICMBio, como único da Amazônia, a participar do projeto, que celebra os 10 anos da instituição, “10 Picos, 10 Travessias”. Com informações da Agência de Notícias do Acre.

- Publicidade -
Copiar