23.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Eleição 2018 vai custar R$ 4,2 milhões, estima TRE/AC

Por

- Publicidade -

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre, TRE/AC, está com o calendário para as eleições do ao que vem bem adiantado. Para evitar contra tempos que possam prejudicar o andamento do pleito, o Tribunal vem executando desde novembro de 2016, o planejamento para as eleições do ano que vem.

Enquanto alguns TREs da região norte ainda estão na fase de elaboração do planejamento para levantar o custo aproximado da eleição, no Acre, o TRE já fez essa estimativa.  Segundo o diretor geral do órgão, Carlos Vinícius Ferreira Ribeiro, o ano eleitoral no Acre terá um gasto aproximado de R$ 4,2 milhões, não incluso nesse orçamento, os gastos com a Força Aérea e com pessoal.

Vinícius disse que o TRE fez a primeira reunião de planejamento da eleição de 2018, um mês após a votação de 2016. Foram traçadas  dezenove ações, todas com questões relacionadas ao pleito. cada ação tem uma gerência, que trata de resolver todas as demandas necessárias.

Em maio desse ano, o TRE/AC reuniu em Rio Branco todos os representantes dos cartórios eleitorais, da capital e do interior, para intensificar a elaboração do planejamento.

¨ Essas ações envolvem transporte, logística, alimentação, locação de veículos, contratação de terceirizados e outras mais. A gente vem trabalhando a eleição de 2018 logo depois que acabou o pleito de 2016¨, disse ele.

O diretor ainda explicou que o gasto previsto trata-se de uma estimativa que será enviada ao Tribunal Superior Eleitoral. O TRE/AC vai elaborar todo o planejamento e justificar cada gasto.

O Acre, segundo o TRE/Ac, tem hoje, 540 mil eleitores aptos a votar, mas esse número ser alterado, para mais ou para menos, explica Carlos Vinícius.

Segundo o diretor, o eleitor tem até o dia 9 de maio de 2018 para solicitar regularização do título eleitoral, transferência de estado ou cidade e a emissão do título, para quem vai votar pela primeira vez.

- Publicidade -
Copiar