23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Em Cruzeiro do Sul, escola ‘transforma’ escadaria em piano e homenageia educadores em muro

Por

- Publicidade -

Em Cruzeiro do Sul, quando se fala em escadaria é impossível não lembrar da Escola São José, que fica na área central da cidade. E os 133 degraus, construídos ainda em 1985 para facilitar o acesso dos alunos à escola, foram revitalizados e ganharam forma de piano.

Sem manutenção, a escadaria havia se tornado local para encontro de criminosos. E foi aí que o Ministério Público do Acre (MP-AC), através do Conservatório Musical do Juruá, resolveu revitalizar uma das marcas registrada da cidade.

A escadaria foi construída a pedido do ex-diretor da escola, imão Mariano Spada, que também foi homenageado com uma pintura no muro da instituição.

“A ideia é resgatar a memória da escada, que é um símbolo, e dar um significado à ela, que é a música. O trabalho foi feito pelo MP e Prefeitura para dar valor ao local. A prefeitura decidiu fazer uma homenagem a dois ex-professores da escola e mandou pintar imagens para prestigiar o trabalho de um artista local”, explica o promotor de Justiça Iverson Bueno.

Ao lado da imagem do famoso irmão Mariano, também está a imagem da Professora Francisca Rita de Cassia, conhecida por todos como professora Quita. São dois educadores muito conhecidos e que contribuíram para a educação na região.

“A escadaria tem história na cidade. Pensamos em mudar um pouco a cultura e associar ao lado musical. O Conservatório, através do MP, fez um projeto de reestruturação. Foi um trabalho de limpeza, adequação, iluminação e a pintura de um piano, representando a evolução cultural na cidade”, explica o promotor.

Sernízia Correia, atual gestora da escola, diz que a homenagem aos educadores e a revitalização da escadaria foi vista com bons olhos por todos.

“Foi feito um memorial para reconhecer o trabalho de duas pessoas que tiveram trabalho de destaque na escola. O irmão marista Mariano Spada, que trabalhou por 22 anos na direção da escola e construiu a escada e a Professora Quita, que por muitos anos ajudou na formação intelectual de muitos cruzeirenses. Creio que é um reconhecimento muito importante para a escola”, destaca.

A dona de casa Rosa Maria Santos sempre usa a escada para encurtar o trajeto até em casa. “Ficou muito bom, mais claro, mais visível, aconchegante e confortável passar por aqui. Quando vi o pessoal trabalhando até fiquei surpresa. Mas, agora que está pronto, ficou muito legal”, comemora. Com informações do Portal G1.

- Publicidade -
Copiar