22.3 C
Juruá
quinta-feira, abril 25, 2024

Governo proíbe o plantio de soja no Acre? Fake News!

Por

- Publicidade -

O empresário do ramo da pecuária Assuero Veronez vem espalhando em grupos de whats app que o seu ‘pioneirismo’ o teria tornado uma ‘pobre vítima’  da ‘perversa política do governo do estado’ que supostamente ‘proíbe’ o plantio de soja no estado.

FAKE!FAKE!FAKE!

Primeiro que é bastante questionável qual seria o ‘pioneirismo’ de plantar soja no Acre, depois que quase metade do país já adotou a monocultura extensiva da soja. talvez haja mais pioneirismo em abriu um Mc Donalds no Uzbequistão!

Mas, não, definitivamente o governo do estado NÃO PROÍBE o plantio de soja. Basta dar uma olhada nas matérias a  respeito, especialmente durante a visita do ministro da agricultura Blairo Maggi. Pode-se dizer que a soja, certamente não faz parte de uma política de governo,e não é incentivada, mas não é PROIBIDA. As notas da Embrapa e da Secretaria de Meio Ambiente, apontam para os diversos riscos ambientais de uma lavoura que demanda uso de maquinário pesado e defensivos agrícolas potencialmente contaminadores de solos e águas. No entanto, ainda assim, plantios experimentais vem sendo implantados. a Embrapa inclusive sugere o plantio de soja para atender à demanda do estado por ração animal (aves, peixes e suínos).

No caso específico do empresário, o que houve foi que o mesmo solicitou ao IMAC licença para plantio de cana, mas plantou milho e soja, o que gerou multa. Segue abaixo explicação do assessor de comunicação do governo, Leonildo Rosas:

“Circula em grupos de WhatsApp e em sites que não buscam a verdade reclamação do pecuarista Assuero Veronez de multa aplicada por, supostamente, o mesmo ter plantando soja.
Claramente ideológica e com mensagem subliminar, a reclamação carece de verdade plena.
Vamos aos fatos verdadeiros, haja vista que nenhum governador na história do Acre incentivou tanto a produção como Tião Viana.
Basta pesquisar nos sites de busca para constatar o posicionamento do governo e do governador sobre o plantio de soja. Mentir, portanto, não cola.
A verdade é que a situação dos plantios agrícolas foram notificadas no ano passado para ingressarem com o licenciamento ambiental, no caso da cultura da cana.
Nesse período, em alguns casos, como o do senhor Assuero Veronez, não houve plantio de cana. Ele optou pelo plantio de milho e, atualmente, com soja, sem o devido licenciamento ambiental.
Diante disso, determinação do Ministério Público Federal, que foi acionado pelo IPHAN, foram realizadas novas vistorias e se constatou que os plantios estavam sem o licenciamento.
Face às situações, os proprietários foram notificados e receberam multas administrativas por estarem sem licenciamento ambiental da atividade agrícola, com o valor de R$ 1 mil.
Após ingressar com processo de licenciamento da atividade, a propriedade fica desembaraçada até a expedição da licença.
Trabalhar com a verdade, portanto, sempre é caminho para colher bons frutos.
O senhor Assuero Veronez deveria, a bem da verdade, dizer que as iniciativas partiram de dois órgãos federais. A instância estadual não poderia deixar de cumprir com a sua missão, sob pena de prevaricar.
Finalizo dizendo que Assuero Veronez, que é eterno presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre, faz parte do Conselho Estadual do Meio Ambiente, criado em 2008, que estabeleceu as regras . Ele, melhor do que ninguém, sabe o que deve ser feito.”

Leonildo Rosas

Com Informações do Blog do Altino:

Acre entra na rota da soja e ministro Blairo Maggi vem incentivar produção

Leia também:

Pra que soja se temos peixe?

 

 

 

- Publicidade -
Copiar