23.5 C
Juruá
sábado, abril 20, 2024

Marcus Alexandre inaugura decoração natalina na Praça da Revolução e lança programação cultural de final de ano

Por

- Publicidade -

As luzes de Natal foram acesas na noite desta quarta-feira, 6, na Praça da Revolução, marcando o lançamento da programação comemorativa aos 135 anos de Rio Branco. Acompanhado da esposa e filhos, o prefeito Marcus Alexandre fez a apresentação oficial das atividades, lembrando que uma intensa programação cultural está prevista para os próximos dias em Rio Branco –e não apenas no Centro: a partir do dia 8, a programação se estende aos bairros da capital começando pela Cidade do Povo, onde, às 18 horas desse dia a Prefeitura de Rio Branco, inicia o projeto Cultura de Paz com várias manifestações e intervenções artísticas, a atividade será realizada na Praça da Juventude daquela comunidade. No sábado, 9, a programação prossegue com o projeto Cultura na Praça, com apresentações de Alberan Moraes e a Marujada Brig Esperança, na Praça da Revolução. No domingo, 10, também na Praça da Revolução, as atrações são Espetáculo de Teatro Agreste e Alex Barbary. “Fizemos tudo com muito amor e carinho”, disse o prefeito. Ele agradeceu ao Governo do Estado pela parceria no projeto.

Repetindo efeitos de anos anteriores, para a iluminação natalina na Praça da Revolução foram utilizados mais de 2.000 metros de mangueiras luminosas, refletores de LED RGB, que mudam de cor, e refletores com lâmpadas verdes. Em meio à bela iluminação, grupos como o Maracatu Nação Pé Rachado, Coral da Escola Jovem do Boa União, Banda Furiosa da Polícia Militar e As Moças do Samba se apresentaram ao público presente.

Em função da grave crise econômica pela qual passa o País, que afeta diretamente e com maior força os municípios, o prefeito Marcus Alexandre priorizou a decoração natalina na Praça da Revolução e Calçadão da Benjamin Constant, locais de grande movimentação de pessoas e que vem sendo palcos de intensa atividade cultural.

Toda a programação está sob a responsabilidade da Fundação de Cultura Garibaldi Brasil (FGB). Bastante diversificada, inclui apresentações de música, dança e teatro com artistas profissionais e amadores. Além de conferir beleza e alegria ao Natal na cidade, é, na avaliação da FGB, uma forma de valorizar e divulgar a produção artística local.

No dia 4 de dezembro, em parceria com o Sindicato do Camelôs e Feirantes de Rio Branco (SINCAFE), a Prefeitura de Rio Branco lançou a 5ª Edição do Natal no Calçadão, onde três motos serão sorteadas pelo SINCAFE aos clientes. No Calçadão da Benjamin Constant, as atrações culturais acontecem durante o dia, com início às 10h da manhã. Na Praça da Revolução, as bandas e artistas se apresentam sempre no final do dia, a partir das 18h. A programação cultural segue até a véspera de Natal, dia 24 de dezembro.

Os enfeites que tomaram a Praça da Revolução atraem principalmente a atenção da criançada. A maioria gostou muito do presépio, que pode ser visitado em seu interior. “Ficou lindo”, afirmou o pequeno Cauã, de 8 anos, que cursa a 3ª série na escola Maria Lúcia, no bairro Tropical, e foi à praça acompanhado da mãe. No total, a Prefeitura de Rio Branco investiu R$60 mil na iluminação de Natal.

Papai Noel atrai criançada e marca 1ª noite da iluminação de Natal na Praça da Revolução

O Bom Velhinho, neste ano protagonizado pelo funcionário público Charles Vieira da Silva, estará todos os dias na Tenda do Papai Noel montada em frente ao Colégio Acreano, no Calçadão da Benjamim Constant. Trata-se de mais uma homenagem que a FGB presta a Abelardo Vieira da Silva, que durante vários anos foi o Papai Noel em Rio Branco. Com a morte de Abelardo, o irmão Charles pediu para ser o Papai Noel, personagem que ele diz gostar muito de fazer principalmente pela interatividade com as pessoas. “Estou muito feliz e satisfeito em ser o Papai Noel”, disse ele.

O Papai Noel chegou e chamou muito a atenção. Ele caminhou pela praça de mãos dadas com a criançada ouvindo pedidos de presentes. “Houhouhou. Feliz Natal para todos”, desejava o Bom Velhinho.

Muita cultura para saudar os 135 anos da capital dos acreanos
Entre outras atividades alusivas aniversário de Rio Branco, o projeto Cultura de Paz estará dia 15 no Calafate, levando manifestações artísticas e culturais àquela comunidade. Na Praça da Revolução, a programação segue nos dias 15, 16 e 17 com apresentações da Cia de Teatro Expressão, Dallas Dean, Marujada Brig Esperança e A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina. Dia 19 haverá o lançamento do livro “Pássaro sem Rumo”, de Genésio Ferreira. No ato, o jornalista Elson Martins participa de um bate-papo com o autor. O Espetáculo de Dança “Cadencia”, da CIA Garatuja e o músico Dallas Dean animam a Praça da Revolução na quinta-feira, 21.

Organizada pelo Comitê Chico Mendes em parceira com a FGB, a Semana Chico Mendes começa dia 22 ligada à programação do projeto “Aniversário da Cidade” com a atividade “Seringal Cultural – Viva, Chico Mendes!”, que acontece no Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho. Ainda no dia 22 e nos dias 23 e 24 segue o projeto Cultura na Praça, na Praça da Revolução, e, no dia 27, será feita a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Volta da Empreza seguida do Baile Rio Branco 135 Anos, evento que será animado pela banda Os Mugs II, no Centro Cultural Lydia Hammes.

A partir das 6h do dia 28, acontece a Alvorada Festiva na Gameleira. Logo após, será realizado o lançamento do livro fotográfico Rio Branco 135 Anos, além da Exposição e premiação do concurso “Um olhar sobre Rio Branco”. Dia 29, o projeto Cultura de Paz acontece no bairro Vitória, a partir das 17h, na Praça Maria José, além da Casa de Bamba Fim de Ano, com Brunno Damasceno, Anderson Liguth e grupo Casa de Bamba, realizado no Casarão, às 19. Já no dia 31 acontece o Encontrão do Senadinho, às 16h no Centro Cultural Lydia Hammes, com apresentações artísticas e intervenções culturais.

- Publicidade -
Copiar