32.2 C
Juruá
quinta-feira, abril 18, 2024

Na luta contra a violência, Acre forma mais de cinco mil alunos no Proerd em 2017

Por

- Publicidade -

Com entusiasmo e muita alegria, mais 1200 alunos de 13 escolas públicas realizaram hoje sua formatura no Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), que visa orientar crianças e adolescentes sobre uso de drogas e violência.

O governador Tião Viana participou da formatura nesta sexta-feira, 1, na Igreja Batista do Bosque e celebrou que os mais de cinco mil alunos formado ao longo deste ano em todo o estado.

“Isso é uma declaração de amor que a Polícia Militar dá pelas crianças e pela paz. O que estamos discutindo aqui, é uma cultura de paz e de amor ao próximo. Penso que as crianças e os pais aqui são a esperança”, afirmou o governador.

O programa tem atividades que desenvolvem a autoestima, o cultivo da felicidade, controle das tensões. O Proerd ensina técnicas de autocontrole e resistência para que as crianças tenham a consciência de negar qualquer oferta de drogas.

Viana explica que a corporação cumpre um de seus papéis na defesa da vida e na proteção da sociedade. “A Polícia Militar do Estado do Acre, que me orgulha por cada praça e oficial, é cumpridora do seu papel em defesa da sociedade e da cultura de paz. Muito obrigado às crianças que estão dando essa demonstração de alegria”, declarou.

Ação social

O governo do Estado, por meio de seu Sistema Integrado de Segurança, possui diversas ações sociais que atuam na prevenção da violência, como Bombeiro Mirins, Guarda Mirim, Projeto Pacificar, Projeto Polícia Civil na Escola entre outros. “Só haverá mudança no mundo quando as palavras vivas e verdadeiras estiverem entre nós: amor, amizade, esperança, verdade, respeito e compreensão”, afirma o governador, explicando que além da repressão ao crime nas ruas, essas ações preventivas são de vital importância.

Isabel da Costa, moradora do bairro Rosalinda, acompanhou sua filha Ana Carolina na formatura de hoje. Ela se disse emocionada em ver o aprendizado que a criança está tendo. “É uma autoridade que está falando para as crianças que as drogas e violência não são coisas legais. Os instrutores estão lá para falar sobre drogas, acidente doméstico, para dar um conselho, é uma ajuda no geral para mim como mãe”, afirma.

Sua filha fala com desenvoltura parte dos ensinamentos que teve com os policiais instrutores do Proerd. “Eu podia ser viciada em drogas ou destruir minha vida se não tivesse um curso como esse. Eu aprendi que dizer não à droga é importante para eu continuar com minha vida social. No futuro, penso em me formar em medicina e continuar ajudando os outros a terem uma vida normal”, declarou.

Proerd em todo o estado

O programa é desenvolvido em todo o território acreano, alcançado em média oito mil alunos. Ainda hoje, haverá a formatura de 300 crianças em Acrelândia. No evento desta manhã, participaram também o comandante geral da PM Coronel Júlio César, o secretário de Educação Marco Brandão e o O secretário-adjunto de Integração Operacional da Segurança Coronel Marcos Kimpara.

“Formar crianças contra a violência e a droga é muito importante, elas representam o futuro de nossa sociedade. Temos que dar esse ensinamento de dizer não às drogas e de não compactuarem com essa criminalidade que ocorre hoje”, afirmou Júlio César.

“Essa é uma parceria que temos dentro do próprio governo, entre a Polícia Militar e a Secretária de Educação, no sentido de construir uma sociedade de paz por meio do desenvolvimento das nossas crianças. Assim, mostrar para elas o caminho do bem, do que é certo”, declarou Brandão.

“A gente acredita que é na família e na educação que está o caminho de prevenção à violência. Eu fico arrepiado quando vejo essa manifestação de alegria das crianças”, disse Kimpara.

- Publicidade -
Copiar