23.2 C
Juruá
sexta-feira, março 29, 2024

Porto Walter tem novo bairro após obras de saneamento do governo do Estado

Por

- Publicidade -

Famílias que antes moravam próximo ao lixão de Porto Walter, na região do Juruá, receberam na quarta-feira, 20, um bairro totalmente novo, com saneamento, água tratada e pavimento: o bairro Floresta. O governador Tião Viana, acompanhado de sua equipe e parlamentares, esteve com a comunidade durante a comemoração pelo fim das obras.

O governo do Estado está realizando em Porto Walter, e em outros três municípios de difícil acesso, o Programa de Saneamento Ambiental Integrado. O investimento, no total, é R$ 100 milhões, com apoio do Banco Mundial, para distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto, pavimentação, drenagem, coleta e destinação de lixo.

Porto Walter está recebendo R$ 26 milhões desse projeto, que vai pavimentar 13 quilômetros de suas ruas, reorganizar o sistema de esgotamento e garantir água para toda a cidade. Já foram entregues quatro quilômetros de pavimentação, módulos sanitários para 20 famílias e ligação de rede de água para mais de 650 famílias.

O bairro Floresta é um símbolo do que representa as ações de saneamento que o governo está realizando no município, pois o lixo da cidade foi por muitos ano jogado na localidade mesmo com os moradores em volta. O programa também prevê a construção de um aterro sanitário adequado, e agora os moradores do bairro têm um nova experiência de vida.

Maria Sabino Pinheiro, moradora da Rua Jacinta, explica com firmeza qual o cenário que existia antes. “As pessoas passavam por aqui e fazia vergonha, o lixo era no meio do caminho porque não tinha rua. O lixão fazia dó, em tempo de uma criança e nós pegarmos uma doença. Mas apareceu o governo e conseguiu mudar toda essa história”, afirma.

Há três anos morando no local, Maria ainda faz questão de fazer mais relatos da situação quando a chuva era intensa, coisa bastante comum para essa região do Acre. “Tinha uma ponte ali que quando o córrego enchia ela boiava. A pessoa tinha que pegar uma canoa para atravessar, muitas vezes caía no barranco de tão liso que era. Hoje, graças a Deus, estamos aqui nesta calçada maravilhosa”, disse.

Essa imagem de poluição e total falta de condições sanitárias é uma das principais causas de doenças nas cidades brasileiras. Por isso, para o governador Tião Viana, esse é um projeto dedicado à vida e à saúde das populações mais necessitadas do Acre. “Isso quer dizer saneamento integral, redução de mortalidade infantil, redução de internação hospitalar, qualidade de vida, aumento da expectativa de vida. É um conceito de saúde pública dentro de um projeto de governo”, afirmou.

O governador explica ainda que as obras são também uma mensagem da luta do governo do Estado pelo fim desigualdade social. “Foi duro para nós conseguirmos esses recursos, estamos aplicando e mudando a história dos municípios que tinham as maiores desigualdades e as maiores violações do direito a vida, do direito a crescer. É a oportunidade de ir e vir numa cidade. É o maior e o mais ousado programa de saneamento integral que municípios do Brasil já tiveram, feito pelo governo do Acre”, declarou.

As obras são executadas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa). O grande desafio é construir onde só se chega pelo rio ou pelo ar, o que faz com que a logística de obra e de transporte de insumos sejam calculados dia a dia. “Construir nos municípios isolados exige muito trabalho no inverno e mais ainda no verão, porque você tem que aproveitar cada dia de sol. Aqui é o novo bairro Floresta, com estrutura completa, com drenagem de águas pluviais, rede de água potável, rede de esgoto e acesso para a população”, afirma Edvaldo Magalhães, diretor-presidente do Depasa.

Os parlamentares acreanos também puderam ver de perto o resultado do trabalho. Estiveram presentes o deputado estadual Daniel Zen e os deputados federal César Messias e Moisés Diniz. O programa de Saneamento Ambiental Integrado ocorre ainda em Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo e Jordão.

Na terça-feira, 19, a comitiva liderada pelo governador Tião Viana também esteve em Marechal para a entrega de sete quilômetros de pavimentação das ruas.

- Publicidade -
Copiar