Rio Branco, Acre, 30 de julho de 2021

Rio Juruá baixa quase 5 metros em uma semana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Em apenas uma semana, o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul saiu da marca de 11,15 metros para 6,34 metros neste sábado (16)- uma vazante de 4,81 metros. A descida repentina do rio é considerada normal pelo Corpo de Bombeiros.

“Observamos que até aqui o rio tem se mantido dentro do esperado. A situação é de tranquilidade. Não temos previsão de chuva acima da média para os próximos três dias e a situação do rio deve se manter estável”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Rômulo Barros.

No último final de semana, com a cheia do Rio Juruá foi preciso suspender a energia para cerca de 40 famílias que vivem próximos ao rio. A cota de alerta é de 11,80 metros.

Apesar da vazante, as previsões para os próximos meses na região são alarmante, segundo o meteorologista do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam).

“Temos previsões, de certa forma, alarmantes para a região do Juruá. Nós temos a influência do fenômeno La Ninã na nossa região o que, em tese, faz com que as chuvas aumentem. Como consequência, todo o estado pode ter chuvas acima do normal e isso vai influenciar no nível do rio, então, podemos ter uma enchente maior que a desse ano, não há como descartar isso”, afirmou o meteorologista Luiz Alves.

Sobre essa possibilidade, o comandante diz que os Bombeiros planejam ações para o período de chuva intensa. “Tivemos uma reunião de planejamento na segunda-feira com vários órgãos entre eles o Sipam fazendo um prognóstico do que pode acontecer nos próximos meses em relação à precipitação pluviométrica da região. Baseados nas informações estamos fazendo nosso planejamento”, garante Barros.

Em fevereiro deste ano, o nível do rio chegou a 14,24 metros e atingiu sua maior cheia dos últimos anos.

ALEAC

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.

error: Alert: O conteúdo está protegido !!