Após correr nas redes sociais o boato de que o Hemonúcleo estaria recusando doadores por falta de bolsas de sangue, a direção da unidade imediatamente fez questão de esclarecer o assunto através de uma nota e tranquilizar a população da região do Juruá.
Segundo a gerente Diane Carvalho, as doações foram suspensas nesta sexta-feira (26), pois a unidade estava em campanha pré carnaval, que provocou uma grande quantidade de doações, no que levou a utilização de todo o estoque de bolsas que se encontravam na unidade. Para o Hemonúcleo esse foi um ‘bom problema’. Entretanto, neste sábado – dia 27, estará chegando nova remessa que garantirá, já a partir do dia 29, volta à normalidade.
Diane afirmou ainda que todos os pacientes que necessitarem de sangue terão seus pedidos atendidos, pois o Hemonúcleo possui grande estoque de bolsas.
Nota de esclarecimento: fornecimento de sangue e hemocomponentes
26/01/2018
Diante das notícias veiculadas na imprensa e redes sociais nesta sexta-feira, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul esclarece:
1. Devido a problemas técnicos, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul restringiu o numero de atendimentos neste dia 26/01/2018. O atendimento será retomado na próxima segunda-feira, dia 29/01/2018, das 07H:00 às 13H:00.
2. Para situações especiais como feriados prolongados e grandes eventos, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul desenvolve ações estratégicas de captação de doadores que visam aumentar o abastecimento de sangue e hemocomponentes. Durante a segunda quinzena de Janeiro do presente ano, iniciou-se a campanha que antecede o feriado de carnaval a fim de garantir o fornecimento de sangue para emergências que tendem a ocorrer. Diante do fato, o Hemonúcleo dispõe de pelo menos 70 bolsas de hemocomponentes aguardando liberação (protocolo obrigatório), garantido atendimento às necessidades hospitalares.
3. Por ser o sangue perecível e com tempo de validade específico (uma bolsa de concentrado de hemácias tem duração média de 35 dias e uma bolsa de concentrado de plaquetas dura de 3 a 5 dias), o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul tem um monitoramento central e contínuo dos estoques de suas unidades, com o intuito de evitar a falta de sangue para o atendimento da população, mas também com o intuito de evitar o desperdício de sangue.
4. O cuidado com a manutenção dos estoques é uma preocupação permanente da Hemorrede Estadual. Para isso, é necessário o envolvimento e conscientização da sociedade. A Doação de Sangue deve ser considerada não apenas um ato altruísta, mas também como forma de participação social necessária à solução de um problema real e concreto que reside no fato de que o sangue é um produto utilizado diariamente nos hospitais e que só se obtém através de doação voluntária. É importante que população compreenda seu papel na sociedade, encarando a necessidade de sangue como uma questão coletiva e não individual.
Além dos esclarecimentos acima, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul informa que, dentro das possibilidades impostas pelo atual cenário do estado, tem se esforçado para manter o atendimento hemoterápico da população atualmente agravado pelo enfrentamento aos surtos de doenças tropicais.
Atenciosamente
Direção de Assistência Técnica e Geral
Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul

