O Juruá Em Tempo

Município do Guajará vai receber INSS digital

O projeto que atende vários municípios do Amazonas vai permitir que o segurado requeira os benefícios no local onde reside

O município Guajará irá receber o projeto INSS Digital, que consiste na instalação de salas para atendimento aos moradores que precisam requerer benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), como aposentadorias, salário-maternidade, auxílio-reclusão, entre outros.

Segundo o prefeito Ordean Silva, será um grande avanço para o município. “Quando soubemos desta possibilidade de ter uma unidade do INSS Digital e dos serviços que ela executa, imediatamente entramos em contato com os responsáveis, para que pudéssemos viabilizar o mais rápido possível este benefício. Cuidar do meu povo também é possibilitar que todos tenham seus direitos assegurados, para que possam ter acesso aos benefícios num menor espaço de tempo. Quero deixar meu agradecimento ao Deputado Silas Câmara e ao superintendente do INSS Clizares Santana”, disse Ordean.

O superintendente do INSS no Amazonas, Clizares Santana, promete mais agilidade no atendimento com as agências digitais. As prefeituras vão disponibilizar as salas e os funcionários, que serão treinados pelo INSS.

O Amazonas foi pioneiro na implementação, neste ano, do INSS Digital. O programa dispensa o cidadão de comparecer  às agências da Previdência Social para requerer benefícios. “O INSS, recentemente, entrou nessa ‘Era Digital’. A nossa ideia é expandir o INSS para todos os rincões do Estado do Amazonas, ou seja, para os 62 municípios. É um momento ímpar”, frisou Santana.

Prefeitura dará contrapartidas

Os benefícios por incapacidade, que precisam de avaliação social e perícia médica são os únicos que não poderão ser concedidos pelo INSS Digital no interior. O gerente-executivo do INSS em Manaus, Clizares Santana, explicou que as prefeituras que são associadas à AAM vão assinar um termo de adesão para a montagem de uma estrutura pequena, uma sala de 60 a 80 m², para o funcionamento do programa no município. “(O cidadão) vai chegar e ser atendido por uma pessoa, que a prefeitura vai designar”, afirmou.

A população poderá entregar os documentos para dar entrada no benefício, que será digitalizado e enviado para a Central de Análise INSS. “O cidadão vai receber o protocolo e nós vamos analisar esses requerimentos de benefícios aqui em Manaus”, esclareceu destacando que a resposta será enviada digitalmente também.

INSS Digital: uma nova forma de atender ao cidadão

Projeto consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de atender
O chamado INSS Digital é um projeto que consiste na construção de um novo fluxo de atendimento – combinando aspectos presenciais e remotos – e promete revolucionar a atual forma de atender.

Informações: https://www.inss.gov.br/inss-digital-nova-forma-de-atender-aos-segurados/

Sair da versão mobile