O Juruá Em Tempo

O incansável Marcus Alexandre: um dia na rotina do prefeito da capital

A reportagem do site Juruá em Tempo foi até Rio Branco para conferir a rotina do prefeito e pré-candidato ao governo, Marcus Alexandre.

Café da Manhã foi na casa de moradores do bairro Major Mendonça

Para Marcus Alexandre ‘acordar cedo para trabalhar’ não é apenas retórica. ‘Esteja pronto às cinco e meia da manhã’, avisou-me o chefe de gabinete, André Kamai, ‘a agenda começa cedo’.

O café da manhã do prefeito e sua equipe aconteceu às seis da manhã em ponto na casa de Jovelino Marques, presidente do bairro Major Mendonça, no segundo distrito. Uma garrafa térmica com café, outra com leite e um prato da famosa ‘baixaria’ são servidos na varanda simples da residência do casal.

Jovelino explica os problemas do bairro que tem aproximadamente 1.800 moradores. O mais evidente deles o mau-funcionamento  de uma bomba da Estação de Tratamento de Esgoto.

A caminhada serve para tomar conhecimento dos problemas do bairro

O prefeito percorre as ruas, detectando problemas e ouvindo moradores.

A equipe não é meramente decorativa: com Marcus estão secretários, engenheiros e assessores. Um representante do DEPASA explica, que para que a bomba da ETE possa funcionar é necessária uma instalação trifásica. Algo que depende da Eletrobrás. A prefeitura, contudo, será pró-ativa nesse caso, solicitando ela própria a instalação.

Em frente à ETE: A prefeitura passa a articular as soluções com as três instituições envolvidas

‘A prefeitura pode e deve intervir nesses casos, pois trata-se de interesse público’, explica o prefeito.

Marcus também solicita ao engenheiro da EMURB (Empresa Municipal de Urbanização, de economia mista) que sejam feitos os reparos necessários na rua.

Creche

Previsão de conclusão da creche é para março

A agenda continua do outro lado da cidade, no bairro Juarez Távora. Marcus Alexandre visita a obra em fase de conclusão de uma CEI – Centro de Ensino Infantil – uma unidade em que funcionará creche, atendendo crianças de dois e três anos, e ensino infantil, até os cinco anos de idade. Está será a 13° creche entregues por esta gestão. A previsão é de que mais de cinco mil crianças estejam matriculadas.

As novas unidades fazem parte do programa ‘Brasil Carinhoso’ de

Dilma Roussef (apesar das turbulências políticas, a verba para a continuidade das obras já está garantida pelo governo federal). As CEI chamam a atenção pela estrutura completa que inclui banheiros, dormitórios e espaço recreativo para cada sala.

Algumas mães acompanham de perto as obras, torcendo pela conclusão. Algumas inclusive, poderão ser contratadas como pessoal de apoio ou mesmo educadoras, dependendo da formação.

‘A prioridade para contratação é para os moradores do bairro’, explica o prefeito.

Total de treze novas creches serão construídas através do programa do governo Dilma. Dez delas já estão em pleno funcionamento.

A previsão é de que a partir de março, a CEI do bairro Juarez Távora esteja pronta, com vagas para até 250 crianças. Rosângela Rodrigues é uma das mães que deverá ser beneficiada com a nova unidade. Doméstica, ela depende de deixar os filhos com parentes e vizinhos para poder trabalhar. ‘Hoje em dia está cada vez mais difícil de achar alguém para cuidar dos filhos. Em casa eles acabam indo para a rua, enquanto aqui eles vão ter um bom desenvolvimento’, espera Rosangela.

Limpeza de Córregos

Marcus Alexandre é acompanhado na visita pelo presidente de bairro Guilhermo Salas

Marcus Alexandre chega ao bairro Juarez Távora antes mesmo de as máquinas iniciarem o trabalho de limpeza e desobstrução de córregos. Cerca de meia hora depois, têm início as atividades que fazem parte das ações municipais de inverno e combate à dengue.

As ações da prefeitura e a visita do prefeito são acompanhadas de perto pelo presidente do bairro, Guilhermo Salas, que faz a interlocução entre as demandas da comunidade e o prefeito.

Agenda intensa

A agenda do prefeito continua com os necessários despachos internos e reuniões, e pela noite, Marcus Alexandre irá inaugurar uma quadra poliesportiva no residencial Santa Cruz, na região do bairro Apolônio Sales.

Fotos: Assis Lima/Decom – PMRB

Sair da versão mobile