Ícone do site O Juruá Em Tempo

Acabou a relação! Ilderlei Codeiro trai Vagner Sales, demite secretariado e aprofunda a crise na oposição

Pivô de uma das maiores crises da oposição acreana, o prefeito Ilderlei Cordeiro (MDB), encera hoje mais um capítulo da sua conturbada gestão. Em um ano, Cordeiro, que é acusado de traição pelo ex-prefeito Vagner Sales (MDB), já fez duas reformas no seu secretariado.

A cerca de um mês, após reunião na casa do senador Gladson Cameli, em Cruzeiro do Sul, o prefeito Ilderlei Cordeiro, com o aval do senador progressista, resolveu demitir todos os secretários ligados ao grupo Salista.

Na manhã de hoje, quinta-feira (1) foi publicado no Diário Oficial do Estado do Acre, a exoneração de: Mario Vieira Neto (Secretário de Planejamento), Ivo Galvão (administração) Rosa Sampaio (Maio Ambiente), Daiana Maia (Cultura), Neto Vitalino (Comunicação) e José Lisboa (Secretário de Transporte e Transito). Com as exonerações, chega ao fim a desastrada aliança entre os Sales e os Cordeiros.

O grupo do ex-prefeito Vagner Sales, diante do episódio, se sente duplamente traído. Primeiro pelo senador Gladson Cameli, que em 2016 foi o articulador do apoio de Sales ao então ex-deputado federal Ilderlei Cordeiro.

Gladson convenceu Vagner a apoiar Ilderlei Cordeiro, abrindo mão da candidatura do presidente do MDB e procurador do município, Jonathan Donadoni. Segundo pelo próprio Ilderlei, que para os Sales, traiu a confiança nele depositada ao não cumprir o acordo de apoiar a reeleição da deputada federal Jessica Sales, e ainda romper completamente as relações com um ano de mandato.

Também é imputado ao senador Gladson Cameli, pelo MDB de Cruzeiro do Sul, como parcela de culpa pelo rompimento, a indicação de Gladson do tio do Prefeito, o empresário Rudiley Estrela (progressista), como candidato a deputado federal. As exonerações de hoje, deixam de ser mais um fato isolado da política de Cruzeiro do Sul, se tornando mais um capítulo na conturbada relação de ‘Amor e Ódio’ da oposição acreana.

Ao fim litigioso do casamento entre os Sales e os Cordeiros, sobra para o pré-candidato Gladson Cameli a indigesta fatura, de estar, como um dos ‘pavores da crise’, no fogo cruzados entre os dois maiores grupos da oposição do Juruá.
O novo secretariado de Ilderlei Cordeiro será apresentado numa sessão solene da câmara municipal convocada para ‪as 19:30‬ horas desta quinta-feira (1).

Sair da versão mobile