Ícone do site O Juruá Em Tempo

Usinas de RO monitoram águas para evitar que Acre fique isolado

No Abunã, o nível do Rio Madeira é de 20,94 metros, medição feita na última quinta-feira (8), e começa a preocupar os órgãos do Acre e Rondônia. Em entrevista a Rádio CBN, o major do Corpo de Bombeiros Cláudio Falcão disse que se o rio ficar acima de 21 metros, possivelmente a água já alcança a BR-364, a situação é preocupante.

O coordenador estadual de Defesa Civil e também comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista, esteve reunido com todos os órgãos de Rondônia na última sexta-feira (2).

“Inclusive, fez uma visita ‘in loco’ à Usina de Jirau, onde ele pôde constatar que a usina, com a sua regulação de água, pode segurar o nível do Rio Madeira de uma maneira que a água não venha subir na rodovia”, explica.

O major enfatiza ainda que foi firmado um compromisso entre os órgãos e a usina para que o tráfego da BR-364 continue liberado e sem riscos de isolar o Acre novamente, como ocorreu em 2014.

Os pontos mais críticos ficam na Nova Mutum e também no município de Jaci-Paraná.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, há previsão de bastante chuva da Bolívia e as águas devem escoar pra dentro da região brasileira aumentando o nível do Rio Madeira na sua extensão e seus principais afluentes.

Já no Acre, os níveis dos rios também seguem com instabilidade. Em Rio Branco, o Rio Acre marcou 8,04 metros na medição desta quinta-feira (8).

Aumentou também os níveis em Capixaba, contudo, os demais municípios, Xapuri, Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia, registraram baixa nas últimas 24 horas. Com informações G1.

Sair da versão mobile