Ícone do site O Juruá Em Tempo

Equipamentos e material sobem os rios para mais uma etapa do programa de saneamento

Neste sábado, 10, teve início mais uma etapa da epopeia de levar saneamento aos municípios mais isolados do Acre. Uma balsa com 360 mil tijolos partiu de Cruzeiro do Sul para alcançar, via rio Juruá, o município de porto Walter. Os tijolos serão utilizados para mais uma etapa na pavimentação das ruas do município, já parcialmente atendidas pelo programa.

Outra balsa, contento equipamento e material, subiu também neste sábado, a partir de Tarauacá para o município de Jordão, no alto rio Tarauacá, uma viagem que deve durar de cinco a oito dias, a depender das condições de navegabilidade do rio.

Sem estradas para o transporte de máquinas e insumos, Edvaldo Magalhães, diretor presidente do DEPASA destaca a logística no transporte e na execução da obra: ‘levar saneamento integral aos municípios situados nas cabeceiras dos rios acreanos é desafiador.’

Dos municípios contemplados pelo programa, Jordão é o que está mais atrasado em relação aos demais, devido a problemas com a empresa licitada inicialmente. Após análise, uma nova licitação foi aprovada pelo Banco Mundial, financiador do programa executado pelo Governo do Estado através do DEPASA.

Em Marechal Thaumaturgo o programa está mais adiantado. A técnica empregada permitiu que os trabalhos avançassem mesmo durante o inverno e já está praticamente concluída a pavimentação das ruas. Está sendo implantado calçamento e ampliado o sistema de abastecimento de água, com uma nova estação de captação e tratamento.

O programa tem metas ambiciosas: tirar os municípios de Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Jordão e Santa Rosa, da ‘rabeira’ do IDH dos municípios brasileiros para aqueles com os melhores índices de saneamento por habitante do país. O programa inclui pavimentação e calçamento, sistema de abastecimento de água e esgoto e indiretamente melhora também as condições de coleta de lixo dos municípios, medida pelo índice de desenvolvimento humano.

 

 

Sair da versão mobile