23 C
Juruá
sexta-feira, abril 26, 2024

Saúde leva atendimento especializado à população do Juruá

Por

- Publicidade -

Como forma de garantir maior acesso aos recursos da saúde, além de agilizar atendimento médico especializado e exames de apoio ao diagnóstico, antes realizados em Rio Branco ou em outros estados, com o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), está fazendo atendimentos especializados em diversas áreas nas unidades de saúde na região do Vale do Juruá.

São médicos das áreas de oncologia, neurologia, pediatria, neurocirurgia, entre outras especialidades, que se deslocam mensalmente de Rio Branco a Cruzeiro do Sul para atender pacientes com demanda reprimida do Complexo Regulador Regional e Hospital do Juruá. Só neste último fim de semana, quase 300 pessoas foram atendidas pelos profissionais.

“O governo está dando respostas rápidas aos pacientes que necessitam de atendimento, trazendo os especialistas para atender na Regional do Juruá. Isso gera mais comodidade a quem precisa de tratamento e que agora não terá de sair de seu município de residência em busca desse atendimento. Somente os casos em que não for possível resolver em Cruzeiro do Sul é que será deslocado para outras unidades de saúde”, destaca Fabiane Gomes, gerente técnica da Divisão Regional de Saúde do Juruá.

Durante o atendimento no fim de semana, o médico neurocirurgião da equipe de especialistas da Sesacre Renato Fonseca realizou uma cirurgia de emergência em um paciente de 17 anos que estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após sofrer traumatismo craniano encefálico.

“Iniciamos também neste mês de fevereiro atendimentos em cirurgia geral em Feijó, com agendamento realizado mensalmente, evitando o deslocamento de pacientes a Cruzeiro do Sul. Mesmo com as dificuldades, é uma demonstração de cuidado, compromisso e avanço do governo com a saúde do estado”, reforça Fabiane.

De acordo com o coordenador do Complexo Regulador de Cruzeiro do Sul, o médico Victor Hugo Panont, o projeto que teve início em agosto do ano passado, e que se consolida em 2018, tem como proposta levar os especialistas mensalmente ao Juruá para oferecer maior suporte à saúde da população. Os atendimentos, realizados sempre aos fins de semana (sexta, sábado e domingo), contemplam de 50 a 80 pacientes – dependendo da demanda e seguindo a classificação de prioridade.

“Este ano, as ações ganharam reforço e apoio para até o mês de julho seguirem com a programação mensal aqui na região. Agora em março, iniciamos atendimento dermatológico e cirurgias de cabeça e pescoço, além do atendimento com hematologista. Essa medida tem se mostrado muito eficaz, quando se leva em conta que a maioria dos casos tem sido solucionada aqui mesmo na região”, destaca Panont.

- Publicidade -
Copiar