Ícone do site O Juruá Em Tempo

Segurança realiza operações policiais em três cidades do Acre

Uma nova fase da Operação Impactus também foi realizada nos bairros Conquista, Parque das Palmeiras, Ilson Ribeiro, Rui Lino II, Waldemar Maciel e Jardim Primavera, em Rio Branco. Onze mandados judiciais foram cumpridos e sete pessoas presas. Duas armas de fogo foram apreendidas, sendo uma delas uma escopeta calibre doze, munições, entorpecentes e cerca de R$ 700 em dinheiro, além de celulares contendo informações criminosas.

“Com o objetivo de tirar de circulação pessoas que possam ter envolvimento com o tráfico de drogas, furto, entre outros crimes, além de levar mais tranquilidade para a população. Essa edição da Impactus também teve como êxito a retirada de ativos criminais e as investigações vão continuar”, disse o delegado da 4ª regional, Rafael Pimentel.

Mandados judiciais também foram cumpridos dentro de celas do presídio Francisco D’Oliveira Conde e 16 pessoas terão suas penas estendidas dentro da unidade pela prática de crimes que, devido à complexidade da investigação, só agora tiveram suas conclusões finais.

A ação foi coordenada pela Delegacia da quarta regional e pelo Núcleo de Capturas da Polícia Civil (Necapc). Segundo o Departamento de Polícia da Capital e Interior (DPCI), a ação segue as orientações da Segurança Pública de combater o crime organizado sem dar trégua e tirar de circulação ativos criminais que impactam na violência, como armas de fogo e entorpecentes.

No início da madrugada desta sexta-feira, 13, as Polícias Militar, Federal e Civil realizaram uma operação integrada em Cruzeiro do Sul. Cinco pessoas foram presas em flagrante no bairro Miritizal, em posse de 4 armas de fogo, munições, além de várias porções de entorpecentes confeccionadas para a venda. O grupo já vinha sendo investigado por envolvimento com organização criminosa.

Sete cidades sem homicídios

Os dados foram divulgados no início da semana pelo setor de Análise Criminal e Estatística da Segurança Pública do Acre. Na região do Alto Acre, apenas Xapuri registrou um óbito nesse período. Já Assis Brasil e Epitaciolândia seguem sem registrar crimes dessa natureza até o presente momento.

Os casos de homicídios registraram redução em todo o Acre, na comparação entre o primeiro trimestre deste ano com janeiro, fevereiro e março de 2017. Foram 26 casos a menos no período. Segundo dados da Segurança Pública, a redução chega a 19,40%.

“As polícias têm dado continuidade às diretrizes e ao planejamento feito no fim do ano passado para mudar a dinâmica de enfrentamento à criminalidade e reforçar as ações também no interior do estado. Esse trabalho tem sido feito de maneira integrada, em um diálogo constante entre as instituições”, disse o secretário de Segurança Pública Vanderlei Thomas.

Em Rio Branco, durante o mês de março, as polícias Militar e Civil apreenderam 49 armas de fogo e cumpriram 183 mandados de buscas e prisões. Também foram recuperados 44 veículos com restrição de roubo/furto.

Sair da versão mobile