Rio Branco, Acre, 15 de junho de 2021

Formatura Geral marca as comemorações dos 102 anos da Polícia Militar no Acre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

A Polícia Militar do Acre realizou na manhã desta sexta-feira, 25, no pátio externo do Comando Geral, uma Formatura que marcou as comemorações dos 102 anos da entidade militar estadual.

A atividade fez parte da programação de aniversário da corporação, que durante todo o mês de maio incluiu atividades esportivas, como torneio de futebol, vôlei, atletismo, corrida de rua, bem como eventos culturais como concerto musical, exposição no Shopping, baile e cultos religiosos.

Durante a Formatura Geral, desfilaram membros da Polícia Militar e grupos como o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Banda da Policia Militar e Banda Mirim, Batalhão Ambiental, Cães de Guarda da Polícia Militar e outros.

O momento também marcou entrega de homenagens a membros da própria Polícia Militar, do Exército Brasileiro e de organizações jurídicas e civis que contribuíram com o desenvolvimento e trabalho da Corporação.

O governador em exercício Francisco Djalma da Silva esteve presente e destacou: “A segurança pública hoje no Brasil é tudo. A Polícia Militar representa nossa própria sobrevivência. O Estado e a sociedade como um todo estão mais preocupados com a violência e nós só temos que incentivar e fortalecer cada vez mais nosso policial militar”.

Polícia que orgulha

A solenidade também foi marcada pelos dados estatísticos da Segurança Pública referentes aos primeiros quatro meses de 2018, com a redução de 34% na capital e de 23% nos casos de homicídios em todo estado, em comparação ao mesmo período de 2017.

O comandante da Polícia Militar, coronel Kinpara, destacou que o Estado não tem medido esforços para combater a criminalidade e o tráfico de drogas, com investimentos que tem garantido o fortalecimento da Polícia Militar e integração entre o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

“É um longo tempo de serviço prestado a sociedade acreana e heróis que defendem a sociedade. Combatemos o crime com olho no olho e nunca o toleraremos. Estamos recebendo viaturas, coletes, motocicletas, fardamento e estamos trabalhando não só a repressão, mas a prevenção, com a expectativa de atender 15 mil crianças com o Proerd [Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência] e mais 150 pela Banda Mirim”, destaca o comandante.

Investimentos do governo

Só nos últimos dias, o governo do Estado entregou 15 novas viaturas e 79 coletes balísticos para Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros, além do Departamento da Polícia Técnico-Científica (DPTC). O Estado aplica mais de R$ 400 milhões por ano na segurança pública, pagando salários em dia e valorizando a tropa com reajustes.

As melhorias nos índices criminais também se devem ainda à implantação da Companhia de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) na capital e nas regionais do interior do estado, como também à realização das operações nos bairros e das ações integradas das unidades da corporação, além do trabalho realizado pelas demais forças de segurança pública.

Leia também

Receba nossas novidades

Av. Getúlio Vargas n. 22 – Salas 7 e 8 – Centro – Cruzeiro do Sul AC.