O pré-candidato pela Frente Popular do Acre, Marcus Alexandre se reuniu na noite desta quinta-feira, 3 de maio, na sede da Associação Comercial do Alto Juruá (ACAJ), com empresários de Cruzeiro do Sul.
Participaram da reunião o senador Jorge Viana e o deputado estadual Jonas Lima, além de dezenas de associados da ACAJ.
A reunião foi solicitada por Marcus Alexandre para conhecer a realidade local dos empresários e os anseios da categoria. A Associação Comercial do Alto Juruá possui 108 associados no município de Cruzeiro do Sul. As principais pautas apresentadas pelos empresários foram a carga tributária, a questão do ICMS, a necessidade de desburocratizar serviços, licenciamento, e temas como segurança, e turismo, entre outros.
O presidente da Associação Comercial do Alto Juruá, Assem Cameli, agradeceu a presença de Marcus Alexandre e destacou que defende o melhor para sua categoria, para os associados da ACAJ, e que a associação estará sempre aberta para o diálogo com todos”.
Marcus Alexandre agradeceu a acolhida da Associação e dos empresários e disse estar pronto para debater temas tão importantes para os Cruzeirenses. Ele apresentou resultados de ações implementadas em sua gestão à frente da Prefeitura de Rio Branco, como a reforma tributária, a lei da compensação tributária, a digitalização do cadastro de imóveis, a nota fiscal eletrônica, a desvinculação do alvará sanitário do alvará de funcionamento dos comércios, a implantação do Portal de Serviços Online que disponibiliza 53 serviços pela internet, a Central do Empreendedor na OCA, em parceira com o Sebrae, entre outras ações com o objetivo de desburocratizar e dar agilidade a processos no âmbito municipal.

O senador Jorge Viana ressaltou a importância do formato da reunião e disse, “chegou a hora de encontrarmos soluções e mecanismos para simplificar processos que ajudem os empresários que são aqueles que fazem investimentos e geram emprego e renda no Estado, nos municípios, neste sentindo deixo a sugestão para o Marcus Alexandre de inserir no seu Plano de Governo a implantação da OCA do Empreendedor no Estado no inteiro para facilitar a vida de quem é empreendedor”.
Após ouvir atentamente as falas dos empresários, Marcus Alexandre disse estar convencido de que caso seja eleito governador do Acre, terá que enfrentar questões importantes como o parcelamento do ICMS, referente ao diferencial de alíquota, tratar de maneira diferenciada os municípios que não tem acesso terrestre, como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter, também da necessidade de constituir uma nova proposta de REFIS com maior lastro, construída com sugestões do setor comercial, além de buscar levar o escritório da Suframa para a Variante, pois hoje os caminhões tem que deslocar pelo centro de Cruzeiro do Sul.

