Corrida patrocinada pela Paróquia São Peregrino foi mais importante para parlamentares que a greve que paralisa o País
Se o leitor tem boa memória, deve recordar que há pouco tempo, durante o governo da presidente Dilma Rousseff, quando o preço do diesel estava em torno de R$ 2 o litro, parlamentares da bancada federal acreana, que à época estavam na oposição, vociferavam impropérios e todo tipo de ofensa contra a presidente Dilma, exigindo ação do governo federal para redução dos preços dos combustíveis. Agora, quando os mesmos se encontram do outro lado – do lado do presidente emedebista Michel Temer, engrossando sua bancada de apoio no Senado e na Câmara dos Deputados, calam diante do preço abusivo da gasolina, do gás, do diesel e do etanol, resultando numa política de preço que privilegia o mercado.
No Acre, Temer recebe o apoio dos senadores Gladson Cameli (PP) e Sérgio Petecão (PSD) e dos deputados federais Flaviano Melo e Jéssica Sales (ambos do MDB – mesmo partido do presidente Temer), Major Rocha (PSDB) e Alan Rick. Todos esses têm votado fielmente nas propostas de Temer, inclusive, naquelas que notadamente prejudicam os trabalhadores, como a reforma trabalhista. Como agravante, agora se calam em meio a uma das maiores crises já registradas no País, crise essa que tem como protagonistas os caminhoneiros que sofrem com os aumentos diários nos preços do diesel e a população de modo geral com o aumento dos derivados do petróleo.
No domingo, 27, ainda protagonizava no perfil do senador Gladson Cameli no Facebook a postagem sobre uma corrida e caminhada realizada pela paróquia São Peregrino, onde o parlamentar posa para fotos, vestido como atleta, ladeado de alguns participantes do evento. A postagem é sobre um encontro realizado em Porto Acre com apoiadores de sua campanha ao governo do Acre.
A postagem foi feita na manhã de domingo, mas, antes dessa, há o registro de outra postagem feita minutos antes. Passeando pela ferramenta de convívio social não se encontra nenhum conteúdo sobre a greve dos caminhoneiros ou sobre os problemas enfrentados pelo País por esses dias, tampouco sobre o sufoco que passava o seu presidente Michel Temer em meio à desastrada tentativa de negociar com os grevistas.
Da mesma forma, o colega de Gladson na Câmara Alta, o senador Sérgio Petecão, nada tratou sobre o tema em seu perfil no Facebook. Sua última postagem foi feita no sábado, dia 26. Trata-se de um vídeo. Nele Petecão relata que está se dirigindo à cidade de Plácido de Castro para visitar o prefeito Gedeon. Na postagem anterior, realizada na sexta-feira, dia 25, Petecão aparece com uma pá nas mãos, com chapéu de operário na cabeça, ao lado de Gladson Cameli. A legenda da imagem diz: “Com alegria, participei de várias ações desenvolvidas pelo prefeito Gedeon Barros, do município de Plácido de Castro, em prol do seu desenvolvimento social”.
Flaviano Melo, emedebista de raiz, tem sua última publicação feita no Facebook datada do dia 26 de maio. A postagem feita naquele dia não diz nada com nada. Traz apenas, em destaque, uma frase supostamente sua: “Quando faço as indicações de emendas só penso no povo. A população deve estar acima de qualquer bandeira partidária”. As anteriores também não trazem qualquer conteúdo político relevante.
A correligionária de Flaviano, deputada federal Jéssica Sales, traz em seu perfil no Facebook uma bela foto sua, postada na manhã desta segunda-feira, 28. Ela entra no tema da crise, embora que en passant. Diz Jéssica: “Olá amigos, bom dia!… Iniciando esta semana de incertezas e de importantes decisões. Que prevaleçam o diálogo e o bom senso entre as partes e se restabeleça o ritmo normal ao país. Uma semana melhor para nós!”. Já em suas postagens anteriores, nada é tratado sobre a greve dos caminhoneiros ou sobre a crise instalada no Brasil, recrudescida desde a posse do seu correligionário Michel Temer.
O pré-candidato a vice-governador na chapa de Gladson Cameli, o tucano Major Rocha, também se cala nas redes sociais sobre a greve e a crise. Sua última postagem no Facebook foi feita no sábado. Ela refere-se a uma visita que fez à cidade de Porto Acre em companhia de Gladson Cameli. A postagem anterior foi feita dois dias antes, no dia 24, quinta-feira, e trata sobre a aprovação de uma lei de sua autoria que beneficia os pequenos produtores rurais.
Finalizando e fechando os pilares das políticas que dão sustentação ao governo de Michel Temer no Acre, Alan Rick Miranda, do DEM, também não foge à regra. No Facebook, ele postou pela última vez na manhã do domingo, 27. O tema da postagem foi a corrida da igreja São Peregrino, mas, no caso, não estava trajado para a prática do esporte. Sua postagem anterior foi na cidade de Acrelândia, onde aparece em reunião com produtores de um projeto de assentamento naquela cidade. Em síntese, a corrida patrocinada pela Paróquia São Peregrino foi mais importante para os seguidores de Temer no Acre que a greve nacional contra o governo central, que vem acarretando prejuízos financeiros à toda a população e infernizando o cotidiano das pessoas em todo o Brasil.
Por Página 20

