O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe) alerta para a mudança de tempo a partir desta sexta-feira em parte do Brasil.
Uma frente fria deve avançar pelo interior do continente provocando chuva e que pode ser forte, além de rajadas de vento, inicialmente na metade oeste da Região Sul e logo após no sul de Mato Grosso do Sul.
O ar polar que vem na retaguarda do sistema empurrará o ramo frontal até a Amazônia, onde a terceira friagem de 2018 pode se configurar entre o Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia, ainda que fraca.
No mesmo teor de deslocamento, moradores do Espírito Santo, sul de Goiás, centro-sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, até domingo (03/06), também devem sentir os efeitos do sistema frontal. Segue abaixo, texto divulgado pelo órgão:
“Nesta quinta-feira o deslocamento do sistema frontal sobre o RS provocará temporais isolados, com condições para queda de granizo em algumas localidades, principalmente no centro-oeste do estado. A partir da tarde as pancadas de chuva, que localmente também serão fortes, deverão atingir o oeste de SC, do PR e o extremo sul de MS. A previsão é que este sistema frontal avance pela Região Sul entre a sexta-feira (01/06) e o sábado (02/06) sobre a Bolívia e parte do Centro-Oeste do Brasil. Entre a tarde de quinta-feira (31/05) e ao longo da sexta-feira (01/06), a o avanço da frente fria também também poderá provocar temporais nas demais áreas da Região Sul e também no sul de MS. A tendência é que o ar frio associado ao sistema frontal provoque forte queda das temperaturas na Região Sul e queda das mínimas também em pontos de SP e do MS no domingo (03/06). Entre o domingo (03/06) e a segunda-feira (04/06) a temperatura máxima deverá sofrer um declínio entre o MT, sul de RO, AC e sudoeste do AM.”
A projeção do Cptec/Inpe sobre a carta sinótica de superfície leva a frente fria até o sul do Acre no final de semana e com leve ondulação estacionária sobre São Paulo no sábado. Com informações deolhonotempo

